ARLA/CLUSTER: A melhor maneira de alimentar uma antena monobanda

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

De: Renato Encarnação <ct7abr  gmail.com>
Data: 17 de setembro de 2013 14:43
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] A melhor maneira de alimentar uma antena.
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Boa tarde Matias.

Este balun, de facto, é bom para alimentar uma antena monobanda, mas como é
feito de linha de transmissão com comprimentos da ordem do comprimento de
onda, apenas se torna prático quando os comprimentos de onda são curtos
(VHF para cima).

Outra questão a considerar, é que não convém fazer um balun destes com cabo
pior que RG213, porque mesmo que não se trabalhe com muita potência, a
atenuação do cabo vai alterar a transformação de impedâncias.

Eu prefiro, pelo menos desde a primeira (e para já única) vez que fiz uma
Yagi para 2 metros, utilizar um dipolo dobrado, de maneira a utilizar o
balun coaxial de 1:4, mais fácil de fazer. Fica bonito atado no boom.

73, Renato

No dia 17 de Setembro de 2013 às 13:30, Antonio Matias