Re: ARLA/CLUSTER: Controle de ganho automático do microfone

AV radiophilo gmail.com
Domingo, 15 de Setembro de 2013 - 16:00:27 WEST

Olá Fernando,

Cuidado com os diodos à saída.
Realmente limitam o nível de saída a um valor máximo (0.5 ou 0.7 V), mas
não resolvem o problema da qualidade de audio.
Em vez de regular o ganho gradualmente com o nível médio da intensidade de
voz, eles vão cortar os picos de audio e causar distorção. Não ganha muito
com o negócio.

O ideal é uma boa regulação do ganho, se necessário de forma automática,
como parece ser o caso do último esquema.
Não pode partilhar o esquema do pré-amplificador?

Para SSB são usuais os microfones com compressão de gama dinâmica, não sei
se será o caso desse. Julgo que não há vantagem nenhuma em usar-se em FM.

73,
António Vilela
CT1JHQ