Re: ARLA/CLUSTER: Autorização ANACOM – 56.º Jamboree no Ar dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2013

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2013 - 14:29:30 WEST

"isto quer dizer que um radioamador da cat 2 não pode participar ni
jamboree correcto?"

Poder, pode e deve, não pode é ser responsável pela Estação com os
indicativos ocasionais referidos na lista anexa, sendo necessário assegurar
a supervisão de amadores das categorias 1, A ou B, que iniciarão e
finalizarão cada contacto e que serão responsáveis pela operação da estação
durante o período da comunicação.

Exemplo pratico:
CR5AEC do Agrupamento de Escuteiros de Coja, responsável pela Estação
CT1FOP, se algo  não correr conforme o estipulado quem mete a "cabeça no
cepo" é SEMPRE o prezado colega Albino Vitória, independentemente, resalvo
na minha opinião, de poder ter outros amadores das categorias 1, A ou B a
ajuda-lo a supervisionar.

Quer isto dizer, que conforme está estipulado do artigo 14º do Decreto-lei
n.º 53 de 2009 um amador da categoria 2 não pode ser responsavel nem
supervisionar uma estação com um ICO que tenha uma autorização especial,
como é o caso das participantes no Jamboree no Ar. Obviamente, que nem vale
a pena mencionar os amadores da categoria 3 que estão sempre excluidos.

Mais uma vez salvaguardo bem, que este é o meu parecer e que não serve para
mais nada do que transmitir a minha opinião pessoal.

Qualquer duvida, pode e deve ser esclarecida e neste caso tem salvaguarda
legal, contactando o;  Número Verde - Atendimento ao público da ANACOMNúmero
Grátis: 800 206 665
Horário: 9:00H - 16:00H

* Na Madeira e no Porto, o serviço de atendimento encerra à hora de almoço,
das 12:30H às 14:00H
João Costa (CT1FBF)