ARLA/CLUSTER: Modificações no audio do Icom IC-2820H, ID-800H (descontinuado) e ID-880H

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 2 de Setembro de 2013 - 12:48:51 WEST

 *Por João Roberto S. Gândara Ferreira, PY2JF.*

Se você opera com um Icom IC-2820H já deve ter ouvido alguém reclamar de
como é aguda e desagradável sua modulação. Essa queixa comum estende-se
também aos modelos ID-800H (descontinuado) e ID-880H. Experimente notar a
diferença absurda entre o áudio desses rádios e do também descontinuado
IC-2200H do mesmo fabricante.

Conversando com um representante da Icom dos EUA, ele disse que esse áudio
mais agudo foi uma decisão da engenharia. Eles alegam que é muito melhor
para DX, pois o agudo é mais intelegível no meio do ruído do que um áudio
grave.

Bom, eu não sou da engenharia da Icom, mas na minha opinião essa decisão
foi um tremendo erro. Esses rádios ficaram com a fama de terem um dos
piores áudios dos rádios atuais. Também não sei quão verdade é essa
desculpa do DX, pois todos esses modelos são D-Star e talvez aquele áudio
de maior fidelidade comprometa alguma coisa, como a largura de banda. O
IC-2220H foi projetado antes do D-Star. Fizeram um opcional posteriormente
para ele. Sei lá, estou apenas filosofando aqui.

A verdade é que a maioria absoluta de quem usa um rádio desses não faz DX e
sim opera localmente, ou através de repetidoras. E convenhamos, esse áudio
estridente é de matar. Quando ficamos horas a fio no bate papo, um áudio
balanceado e agradável trás muito mais conforto ao operador.

Pesquisando fóruns sobre esse problema, encontrei várias modificações.
Testei cada uma delas. Na minha opinião o melhor resultado foi a soma de
duas  delas, uma no rádio e outra no microfone.

Como de costume, nosso lema aqui no CRAM não é esconder informações, e sim
compartilhá-las de forma que todos se beneficiem delas. Não existem
segredos na Internet, apenas fóruns que você ainda não leu. Então, aqui
segue todo o processo de forma que fique fácil de ser replicado:

*ALERTA*

*Esse procedimento só deve ser feito se souber utilizar um ferro de solda e
tiver alguma experiência com montagens. Caso não tenha habilidade para
isso, peça ajuda à um colega que tenha. O autor não se responsabiliza por
nada que, por ventura possa ocorrer durante e após essa modificação. Ela
foi feita com sucesso pelo autor e se resolver fazê-la é por sua conta e
risco.*

*Ferramentas necessárias*

   - Chave Philips pequena
   - Chave Philips média
   - Ferro de solda com ponta fina
   - 2 capacitores eletrolíticos de 4,7uF/16V

*Instruções*

1) Remova os 6 parafusos e retire a tampa oposta à tampa do alto-falante. A
área de interesse é próxima ao conector de microfone do rádio.

[image: ic2820mod1]

2) Com auxílio do soldador de ponta fina, remova (ou levante um dos lados
como fiz) o capacitor SMD C624 (como mostra imagem abaixo, seta 1).

3) Solde o lado positivo do capacitor eletrolítico no segundo pino (como
mostra a seta 2 da imagem abaixo) do conector do microfone.

 4) Solde o lado negativo do capacitor eletrolítico no pino que foi
levantado o capacitor SMD (conforme a seta 3 da imagem abaixo).

[image: ic2820mod2]

5) Verifique que os terminais do capacitor não estão tocando nenhum
componente.

6) Recoloque a tampa e os parafusos.

7) Ajuste no menu do rádio as seguintes opções:

    - MIC SENS LEVEL: HI
      - ALC: OFF

8) Abra o microfone do rádio soltando os dois parafusos Philips da tampa
traseira.

9) Remova o capacitor SMD C30 e instale em seu lugar o capacitor
eletrolítico  (como mostra imagem). Eu usei uma fita dupla face para
segurar o capacitor no lugar para que não fique suportado só pelas soldas
que poderiam quebrar por causa de vibrações.

[image: hm133_1]

[image: hm133_2]

10) Recoloque a tampa do microfone e os parafusos.

Pronto! Ouça a diferença clicando no botão PLAY abaixo e repare na resposta
em frequência (imagem abaixo) como é claro o reforço nos graves. A
diferença é brutal! Agora teremos uma modulação mais agradável aos ouvidos
de nossos interlocutores.

 [image: ic2820mod3]
<http://www.cram.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/08/ic2820mod31.jpg>Clique
na imagem para ampliar
<http://www.cram.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/08/ic2820mod3.jpg>

*Icom ID-880H/ID800H*

Fiz apenas a modificação do microfone (ambos usam o mesmo do IC-2820:
HM-133) no ID-880H e já fez uma boa diferença. Talvez para a maioria já
seja o suficiente, mas depois vou fazer a modificação interna também para
ver se chega na mesma resposta que consegui do IC-2820H.

Fonte de pesquisas:

   - mods.dk<http://mods.dk/view.php?ArticleKey=16c244e39517c1e577a0b778cb1ce568&i=1-icom-IC-2820-IC-2820-audio-quality-improvment-in-TX-mode>
   - PE2MC <http://www.pe2mc.nl/dstar/modification-mh-133-on-icom-2820/>