ARLA/CLUSTER: Quem quer arruma um caminho, quem não quer arruma uma desculpa. por Edson PY2ELG

Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2013 - 15:12:07 WET

Em 29 de outubro de 2013 09:59, Edson Luis Gonçalez - PY2ELG < py2elg  gmail.com> escreveu:

Em 1997 decidi ser radioamador, após 2 anos de operar na faixa do cidadão. Sempre achei muito importante trabalhar da forma certa, tanto que tinha indicativo e procurava operar com boa ética e técnica.

Não foi difícil entender a legislação e tampouco a ética de um radioamador, na época vigorava a Norma 31/94. Dentro das opções da Lei pra me tornar radioamador eu tinha 4 classes, a primeira era a classe "D", mais simples e não exigia o código morse. As demais classes, todas exigiam telegrafia, inclusive a classe "C". Mas, eu  me atentei ao seguinte texto da legislação, que dizia:

"6.2. - Os candidatos aos testes para as classes "C" ou "B" que forem aprovados em Técnica e Ética Operacional, bem como em Legislação de Telecomunicações poderão obter certificado para a classe "D", e no caso de aprovação também em Recepção Auditiva e Transmissão de  Sinais em Código Morse, o da classe "C". "  (norma 31/94)

Sendo assim, o que tinha a perder ? Como eu já contava mais de 18 anos, então resolvi arriscar. Passei algumas semanas estudando, sozinho, por meio de um programa bem simples pro MS-DOS, não me lembro o nome mas tenho-o até hoje guardado em CD. Eu realizei esses estudos usando um PC-AT 386, sem placa de som (tal como conhecemos hoje), apenas com o alto falante do próprio PC (horrível).Um detalhe importante, é que nos momentos vagos durante o trabalho, eu colocava na opção somente visual... sem som. Como funcionava isso ?  simples... conforme a transmissão era feita um bloco em "character mode" piscava na tela, e na minha imaginação eu ouvia o som.

Estudei rádio eletricidade, na época eu consegui uma apostila, emprestada pelo finado PY2EPC. Estudei bastante, é o que posso dizer. Num período que deve ter durado aproximadamente uns 3 meses, eu estudei conforme pude. Fiz o exame em Agosto de 1997, em São José do Rio Preto, uns 200 ou 250 km longe da minha cidade na época. Fui aprovado direto para classe "B", graças a Deus acima de tudo, e depois à minha perseverança. Novos estudos e aprimoramento no CW/Radioeletricidade e classe "A" logo no começo de 1999.

Praticamente todas as minhas conquistas foram assim, sem ninguém me carregando nos braços ou com colher de chá. E eu juro por Deus, que tenho muito orgulho de tudo isso, é gratificante poder participar do radioamadorismo pelo mérito e não por caridade ou até  mesmo por compra de indicativo.

Quem quer arruma um caminho, quem não quer arruma uma desculpa.

73
EDSON
PY2ELG

Fonte: lista de discussão Araucaria