ARLA/CLUSTER: Radio em declinio entre os jovens

Paulo Santos ct4dk.santos gmail.com
Sábado, 5 de Outubro de 2013 - 15:37:54 WEST

Boa tarde colega Gonçalo,
Os meus comentários em linha com o texto:

73 de Paulo Santos, CT4DK

Em 05/10/2013 08:35, Gonçalo Oliveira escreveu:
> Bom dia,
> *
> Colega Paulo Faria:*
> Aquilo que o PMR, o CB e o rádio-amadorismo têm em comum é o gosto
> pelas comunicações...
> Não podemos começar logo rádio-amadores, mas temos de aprender, ver
> como é, experimentar, falar, ler! É normal que haja muitas pessoas a
> preferirem o PMR para se iniciarem, tanto como alguns dos
> rádio-amadores que aqui estão se iniciaram no CB. Que é uma coisa
> perfeitamente normal.
É verdade eu também me iniciei no CB.

> É certo que à uns meses podia comparar os PMR's com o
> "rádio-amadorismo", tínhamos "echolinks" (frn-portugal), tínhamos
> repetidores e até modos digitais.
> E de facto, tínhamos uma grande comunidade e forte! Tudo se fez com
> trabalho, mas quando a ANACOM apareceu reparou que havia "potências" a
> mais. Mas quem é que nunca abusou?? Quem é que nunca quis ligar um
> Alfa-Lima para mandar charuto? :P Que atire a primeira pedra!!
Eu nunca abusei respeitei sempre as "regras" e "Alfa-Lima" nem sei o que
isso é nem tenho cá pelo QTH as potências com que opero são as dos
próprios equipamentos e posso te dizer
já fiz grandes contactos com poucas potências ;)

> Vejo o PMR como fosse para mim um pseudo Rádio-amadorismo, adaptava
> tudo o que via nos rádio-amadores para o PMR, porque como era a unica
> coisa que tinha, era fixe fazer antenas, testa-las (mesmo sem o SWR
> meter) (não sei como não lixei o rádio :P) Sei que cometi muitos erros
> e muitos deles ilegais, mas também não vou ficar por ali, porque sei
> se virar rádio-amador já os posso utilizar legalmente! :)`
Bem tiveste muita sorte em não avariar radio nenhum (sorte de
principiante) lol.

> Causei muitas dores de cabeça aos rádio-amadores, sou de aço!! :P Levo
> a minha ideia até ao fim!! Mas não quero ficar no PMR e no CB para sempre,
> Quero evoluir! :P
Assim mesmo é que é sempre com vontade de evoluir :P