ARLA/CLUSTER: Resultados dos ensaios em SSTV HF

Miguel Andrade (CT1ETL) ct1etl gmail.com
Domingo, 17 de Novembro de 2013 - 00:49:28 WET

Caros colegas,

Na altura em que vos começo a escrever esta mensagem estou ainda a
transmitir imagem última nos 80 metros, sendo que vou passar já de seguida
de novo para os 40 metros.
Quero em primeiro lugar agradecer a participação dos colegas Paulo Pereira
(CT1HDC) e José Ferreira (CT1DNU) pelo agradável ensaio.
Ambos ainda em testes com os respectivos programas (que pena não estarem a
usar o mesmo que eu para vos poder orientar nas configurações),
permitiram-me no entanto um excelente treino para enfrentar alguns desafios
novos para mim, como aprender a actuar e saber reagir numa transmissão
ligeiramente fora de frequência ou na escolha do modo de varrimento mais
adequado a condições como as que encontrámos hoje.
Os maiores dramas enfrentados esta noite foram a propagação menos favorável
e... os concursos em telefonia (porque razão não estou surpreendido?).
Como não há respeito pelas recomendações da IARU, a nossa emissão tornou-se
tão difícil que fomos obrigados, a partir de certa altura, a recorrer à
estação repetidora de UHF da Serra da Arrábida para nos conseguirmos
comunicar em telefonia, embora as imagens continuassem a fluir em HF.
Que o digam as estações CU3AT W7/CU5AL(?) a tentarem neste momento terminar
o seu QSO em 7.173 KHz, completamente "bombardeados" por "concursistas"
surdos e empenhados em garantirem a "sua" frequência limpa para a
"competição" através de muita potência de emissão e chamadas em rajada
(gravadas?), mesmo que fiquem sem resposta durante longos (muito longos)
minutos.
Enfim, o mesmo veneno que nos ia arruinando o "Dia Nacional de AM".
Envio contudo em anexo apenas 4 exemplares das imagens recebidas das supra
mencionadas estações; uma vez que tivemos várias outras em frequência (que o
ouvido humano detectou mas das quais a máquina não conseguia descodificar as
imagens).
Aos indicativos desconhecidos que não constam desta crónica, entre os quais
homenageio apenas um com a sua imagem parcialmente recebida (a título de
exemplo), quero enviar daqui o meu abraço de solidariedade e expressar o meu
reconhecimento por se terem feito presentes.
As condições estavam de facto tão "agressivas" que nos vimos forçados a
recorrer à emissão nos 80 metros... de onde voltámos a ser "enxotados" pelos
"concursistas" que não estão provavelmente informados sobre algo denominado
«plano de banda» ou sobre aquelas famosas mas aparentemente desconhecidas
«recomendações da IARU».
É a sociedade que temos. A "selecção natural" impera e privilegia os mais
fortes.
"Competição" acima de tudo, pois as faixas atribuídas ao Serviço de Amador
não devem privilegiar segmentos que "prejudiquem" os olímpicos desportistas.

Em breve haverá mais.
Obrigado a todos e até à próxima.

Nota: Legenda das imagens.
20131116 CT1HDC 1 - recebida em 80 metros no modo de varrimento Martin 2.
20131116 CT1DNU 1 - recebida em 80 metros no modo de varrimento Scottie DX.
20131116 CT1HDC 2 - (parcialmente) recebida em 40 meros no modo de
varrimento Martin 2.
20131116 Deconhecido - (parcialmente) recebida em 80 metros no modo de
varrimento Martin 1.

73 de Miguel Andrade ( CT1ETL )
IM58js - 38º44'57" N/009º11'26" W
CQ Zone 14 ********* ITU Zone 37