ARLA/CLUSTER: RE: O Novo Site do Observatório Astronómico de Lisboa

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 16 de Maio de 2013 - 18:54:27 WEST


Não deixem de dar a vossa opinião no Livro de Visitas<http://oal.ul.pt/inicio/livro-de-visitas/>!
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: quinta-feira, 16 de Maio de 2013 18:35
Para: CLUSTER (cluster  radio-amador.net)
Assunto: ARLA/CLUSTER: O Novo Site do Observatório Astronómico de Lisboa

O NOVO SITE DO OAL

Apresentou-se a 14 e Maio de 2013 o novo site do OAL<http://oal.ul.pt>, após meses de trabalho para definir um novo visual, migrar os conteúdos existentes, criar outros, introduzir novas funcionalidades e integrando-os na nova estética gráfica.

Esperamos que esta reorganização lhe agrade pois permite uma navegação muito mais agradável, tanto no acesso rápido à informação pretendida, como na oferta de novas propostas de actividades ou informação de índole técnica, astronómica, histórica e patrimonial. Há novidades que vale a pena realçar:

- Grafismo e disposição

  *   A barra fina no topo passa imagens astronómicas, indicativas de uma actividade do OAL ou instituições associadas, que clicando envia para a página respectiva.
  *   Segue-se a barra de menus (Início, Hora Legal, Publicações, etc.) que se desdobram em sub-tópicos. É interessante que ao clicar num item do menu principal entra-se numa página explicativa dos tópico que os sub-menus contêm.
  *   Do lado esquerdo estão as Notícias em Destaque e as mais antigas passam para baixo.
  *   Do lado direito surge uma lista dinamicamente actualizada das páginas mais vistas, que lhes permite um acesso rápido sem passar pelos menus.
  *   Ainda à direita, surge a novidade dos calendários com informação curta sobre os eventos do próprio dia, que se vai ajustando à hora do dia. Pode escolhê-los por temas clicando: "O céu à noite", "Calendário Histórico", "Outros Calendários", "Cursos", "Eventos e Actividades" e logo os dados diários são ajustados.
  *   Na parte inferior encontra-se alguma informação e acesso rápido a outros sites, assim como a inscrição na lista electrónica de Notícias do OAL: astronovas.
  *   Foram introduzidas imagens alusivas ao tema de cada página, que permitem ilustrar, exemplificar ou clarificar o que se apresenta.

- Funcionalidades

  *   O Calendário<http://oal.ul.pt/atividades-e-servicos/calendario/> é deveras a grande novidade! Aí estão organizadas as actividades do OAL, informação histórica, calendários religiosos assim como eventos astronómicos do dia-a-dia (nascimentos e ocasos, eclipses, planetas, etc.). Percorra-o escolhendo as Categorias ou Etiquetas que pretende visualizar.
  *   O Calendário permite ainda aceder à inscrição nas actividades tais como as Noites no Observatório<http://oal.ul.pt/atividades-e-servicos/noites-no-observatorio/>, Cursos de Astronomia<http://oal.ul.pt/educacao-e-divulgacao/cursos-de-astronomia-e-astrofisica/>, ou outras.
  *   No calendário com informação curta sobre os eventos do próprio dia, à direita, pode escolher os temas clicando: "O céu à noite", "Calendário Histórico", "Outros Calendários", "Cursos", "Eventos e Actividades" e logo a informação diária é ajustada.
  *   Pode importar toda esta informação para o seu próprio calendário electrónico escolhendo um dos botões: +Subscrever ou g+Adicionar ao Google
  *   A gestão das Inscrições<http://oal.ul.pt/inscricoes/> pessoais nas diversas actividades está integrada numa única página.
  *   Os Dados Astronómicos<http://oal.ul.pt/publicacoes/almanaques/> estão organizados por grandes temas o que permite uma busca mais fácil, além de que os mais correntes estão já incorporados no Calendário<http://oal.ul.pt/atividades-e-servicos/calendario/>.

- Novas Rúbricas e Informação

  *   A página principal abre sempre com a Imagem da Semana<http://oal.ul.pt/categoria/imagem-da-semana/>, um tema da astrofísica moderna.
  *   Nas Publicações foram acrescentadas os Vodcasts<http://oal.ul.pt/publicacoes/vodcasts/> do OAL/CAAUL, assim como a Gazette<http://oal.ul.pt/publicacoes/gazette-caaul/> do CAAUL.
  *   É possível fazer actividades em regime de Voluntariado<http://oal.ul.pt/inicio/voluntariado/> no OAL.
  *   Para os alunos do Ensino Secundário incluiu-se o programa de Acompanhamento Académico<http://oal.ul.pt/educacao-e-divulgacao/acompanhamento-academico/> do CAAUL.
  *   Aumentou-se a informação sobre o Património Histórico<http://oal.ul.pt/inicio/patrimonio/> do OAL tanto da parte edificada como instrumental.
  *   A informação sobre a História do OAL<http://oal.ul.pt/inicio/historia-recente-do-oal/a-fundacao/historia-do-oal/> está sistematizada e com ligações que esclarecem alguns dos tópicos mencionados.
  *   Apesar de os Pareceres Técnicos<http://oal.ul.pt/atividades-e-servicos/pareceres-tecnicos/> serem uma actividade regular do OAL ao longo dos anos, estão agora publicamente anunciados.
  *   A actividade com carácter privado de Observação Astronómica<http://oal.ul.pt/atividades-e-servicos/sessoes-de-observacoes-astronomicas-no-oal/> está agora disponível.

Obrigado pela sua presença no site e passe pelo Livro de Visitas<http://oal.ul.pt/inicio/livro-de-visitas/>!

Rui Agostinho (Director do OAL)



________________________________________________________________

               Observatório Astronómico de Lisboa

   Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa

         Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20130516/d2612513/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER