ARLA/CLUSTER: Projeto Alexa: Um jovem brasileiro de 16 anos numa misso possivel em radioastronomia

Joo Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Tera-Feira, 14 de Maio de 2013 - 21:31:18 WEST

Achei interessante, e gostaria de compartilhar:

*Programa ALEXA de Radioexploração Espacial*

*Tulio Baars*

*
Um adolescente de 16 anos, brasileiro de Santa Catarina, elabora uma ideia
simples e, em pouco tempo, consegue apoio da Nasa para investigar as
interações Sol-Terra na anomalia magnética do Atlântico Sul. Conheça um
pouco da história de Tulio Baars Meira, o estudante que opera uma estação
de radiotelescopia no Programa ALEXA de Radioexploração Espacial.*

Pelas palavras do fundador do projeto:

"Quem aqui já ouviu falar na Anomalia Magnética do Atlântico Sul? Bem,
provavelmente, ninguém. Ainda não. É que assim: o Brasil está nessa área do
planeta, onde o campo magnético é mais fraco. Isso faz com que uma coisa
chamada Cinturão de Van-Allen, que é uma bolha ao redor da Terra carregada
com partículas do Sol fiquei mais perto da Terra. Satélites não passam por
ela normalmente, para evitar radiação. Então, bolei um projeto de
radioastronomia se aproveitando dessa área!!!

É que assim, essa é a melhor área do MUNDO para estudar o Sol, suas
radiações e como elas afetam a Terra. Além disso, também quero estudar
Júpiter e o sistema Joviano e auxiliar diretamente no SETI (Search for
Extra Terrestrial Intelligence) com recursos computacionais e catando dados
com meu rádiotelescópio, de nome Harvey (homenagem a Harvey Specter da
série Suits)

Mandei o meu projetinho pra SARA da NASA e eles me deram um rádiotelescópio
para estudar tudo isso. E a Universidade de Stanford resolveu contribuir
também: doaram DOIS rádio telescópios para estudos detalhados da Ionosfera,
para focar em pesquisas de efeitos em sistemas de telecomunicações e
transmissão de energia elétrica."

Uma parte interessante da entrevista:

*Jonas Scherer: *Tu chegaste a falar com alguma instituição de pesquisa
brasileira?

*Tulio:* Sim, sem resposta alguma. CNPq, MCTI, AEB, INPE, Planalto… O MCTI
me respondeu dizendo para entrar em contato com o Ministério de Minas e
Energia e o de Comunicações. Os outros nem a dignidade de responder tiveram.

Entrevista completa:

 *Jonas Scherer:* *Como foi essa tua história com a Nasa e Stanford?
*
*Tulio:* Foi com a Nasa (*National Aeronautics and Space Administration*),
na verdade. Sendo detalhista, o contato foi com o Sara (*Service and Advice
for Research and Analysis*), da Nasa. Como eles têm parceria, conseguiram
os equipamentos para mim, aí o projeto do *Solar Research* *Center,* de
Stanford, me doou pelo Sara outros equipamentos.
No dia 10 de dezembro de 2012 - esse dia ficou marcado – eu estava olhando
o céu noturno, como costumo fazer em noites claras e vi um ponto luminoso
que não piscava e se movia rapidamente pelo céu. Fui correndo conferir no
Stellarium, um *software* de simulação de céu.
Aí descobri que era o Hubble, e vê-lo ali, tão “perto”, e lembrando das
imagens que ele fazia, eu comecei a pesquisar um pouco naquele mesmo dia.
Eu tinha uma lista de limitações dele que eram solucionadas pela
radioastronomia e uns dois dias antes eu tinha recebido meu certificado.
Tinha feito uma capacitação em magnetismo terrestre pelo Observatório
Nacional, EaD,e tínhamos focado na anomalia magnética do Atlântico Sul
(Amas) aí eu juntei: limitação do ótico + localização em que eu estava +
Amas + radioastronomia…
Bolei uma ideia mental, tive uma ideia tosca e fui enviar a minha ideia
para a Nasa. Consegui contato com eles através de uma antiga lista de *
e-mails* e aí você já imagina, né? Enviei o *e-mail* para eles em 12 de
dezembro de 2012, quarta-feira. No dia 16/12, domingo, eu tinha um código
de rastreamento do radiotelescópio. O de Stanford foi em janeiro, mas eu
estava bem mais ligado já. Foi mais tranquilo para conseguir.

*Jonas Scherer: Foi muito rápido, o que tu dirias que chamou a atenção
deles?
*
*Tulio:* Difícil… até porque, como vim a descobrir depois, tenta-se, desde
1970, estudar isso – as interações sol-terra na AMAS – só que poucos
estudos apresentaram sucesso e nenhum querendo estudar numa faixa: faixa
decamétrica de 20MHz, e é nessa que centralizarei meus estudos. Aqui no
Brasil ou se estuda com Ionossondas em VLF – meus equipamentos cobrem
VLF-LF até 80KHz – ou com micro-ondas na faixa dos GHz. Acho que foi essa
vontade de estudar utilizando uma faixa inédita e talvez minha iniciativa,
já nesta idade, mas é difícil afirmar.

*Jonas Scherer: Eu suponho que tu estejas cursando o Ensino Médio, correto?
*
*Tulio:* Iniciei o 3º ano há duas semanas, mas tenho algumas capacitações…
mas eles nem ficaram sabendo, creio eu.

*Jonas Scherer: Então, com um e-mail e a descrição do teu projeto, o apoio
foi conseguido?
*
*Tulio:* Mais ou menos. Eu estava bem perdido. Foram me direcionando lá
dentro, indicando com quem e como falar. Depois de uma tarde de e-mails, aí
que a coisa tomou forma.

*Jonas Scherer: Havia alguém daqui do Brasil te ajudando?
*
*Tulio:* Nope. Ninguém. Para falar a verdade, nem minha mãe sabia disso.
Foi às escuras.
**
*Jonas Scherer: E tu vais colaborar com a Nasa?
*
*Tulio:* A exigência deles é que eu disponibilize meus dados livremente
para qualquer um e envie para eles também.

*Jonas Scherer: Qual a relevância da tua pesquisa?
*
*Tulio:* Grande. É que, assim, qualquer aparelho eletrônico e de
transmissão de energia está vulnerável a *flares* de classe X, os mais
fortes satélites, então, nem se fala. Minha pesquisa vai ajudar a entender
melhor como isso se dá aqui na região da anomalia, isso é externo, digamos.
Meu objetivo pessoal é estabelecer alguma teoria, modelo científico, que
correlacione perturbações na ionosfera com *flares *solares

*Jonas Scherer: Certo. Eu notei que tu tiveste alguns apoiadores,
principalmente pelo site catarse.me… Tem algum tipo de apoio além desse?
*
*Tulio:* Tem da LiHS (liga Humanista Secular do Brasil) e da Vibroacustica.
Ainda estou preparando o marketing da última.

*Jonas Scherer: Tu ganhas alguma coisa para desenvolver esse projeto?
*
*Tulio:* Nada. Até agora desembolsei R$ 700 de economias. Só gastos
(risadas), até chegar o patrocínio da Vibroacustica: aí pude pagar as
dívidas do projeto.

*Jonas Scherer: Então o apoio principal veio da NASA, das pessoas que
fizeram doações no site catarse.me, da LiHS e da Vibrocaustica?
*
*Tulio:* isso!

[...]

*Jonas Scherer: Tem mais alguém trabalhando contigo atualmente?
*
*Tulio:* Ninguém. Meus colegas estão bem fora. Participação zero.

*Jonas Scherer: E em que estágio está o projeto?
*
*Tulio:* Hoje quero iniciar as leituras de SID Ionosfera e quero montar a
antena principal até dia 15 de março.

*Jonas Scherer: Já tens um laboratório completo, então?
*
*Tulio:* mais ou menos. falta bastante coisa. Mas dá para operar o básico

*Jonas Scherer: O que falta?
*
*Tulio:* Computadores, monitores, nobreak.

*Jonas Scherer: Tem mais alguma coisa que tu gostarias de dizer?
*
*Tulio:* Sim. Que eu acredito que o que falta aos jovens de hoje é
iniciativa, é colaborar, é não fugir de responsabilidades e nunca, em
hipótese alguma, ficar nas costas dos outros só para ter o nome lá. Até
hoje eu sempre fui o único a fazer as coisas e se mexer para fazer direito:
só que o meu empenho, em certos momentos, depende da boa vontade do outro,
e é essa que acredito ser minha maior limitação hoje, tirando maturidade e
conhecimento, mas as últimas vêm com o tempo

*Projeto em PDF: *http://alexa.ttablet.net/imagens/Ale...pleto_2013.pdf
*
*
*Facebook do projeto: *http://www.facebook.com/alexaradio?ref=ts&fref=ts

*
Fonte: *

http://scienceblogs.com.br/discutind...rograma_alexa/<http://scienceblogs.com.br/discutindoecologia/2013/03/programa_alexa/>

http://www.engenhariae.com.br/tecnol...dita-no-mundo/<http://www.engenhariae.com.br/tecnologia/brasileiros-de-16-anos-realizam-pesquisa-inedita-no-mundo/>

http://www.bulevoador.com.br/2013/02...ciencia-alexa/<http://www.bulevoador.com.br/2013/02/crowdfunding-de-ciencia-alexa/>

http://meiobit.com/116660/programa-alexa-tulio-baars/

http://www.bulevoador.com.br/2013/03...do-pretendido/<http://www.bulevoador.com.br/2013/03/programa-alexa-ja-arrecadou-o-dobro-do-pretendido/>

http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-ner...-do-seu-apoio/<http://jovemnerd.ig.com.br/jovem-nerd-news/ciencia/o-programa-alexa-de-radioexploracao-espacial-precisa-do-seu-apoio/>

http://alexa.ttablet.net/imagens/

Fonte da entrevista: *adrenaline.uol.com.br *
Um anexo em HTML foi limpo...

Mais informaes acerca da lista CLUSTER