ARLA/CLUSTER: Fwd:Ferrites

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com

De: Antonio Matias <ct1ffu  gmail.com>
Data: 9 de maio de 2013 14:46
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Ferrites
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Então ó Gomes.
O mesmo cuidado que tens com outras situações semelhantes:

Trata-la bem, com carinho e afecto.
Dar-lhe banho regularmente e desparasita-la
Escova-la e eventualmente um tratamento para dar brilho.
Levar à consulta periodicamente para rastreio de maleitas.
Ter o boletim de vacinas em dia.

Pelo menos isto.
Mas há quem vá mais longe e até durma com a ferrites na cama dele.

Agora fora de brincadeiras.

As ferrites têm uma frequência de operação, e os Gauss
Para HF, pela minha experiência, e já fiz uns quantos Baluns, o valor
deve estar entre 200 e 750.

Vendo na tabela da Amidom:

As misturas Amidon 61 tem 125u

61 Material Ferrite Toroids

61 Material and is designed for inductive applications up to 25 MHz
and also suppresses noise frequencies from 200 MHz to 1000 MH

Ou seja bons para Baluns até 25Mhz e acima desta frequência bloqueiam a RF
Maus para 160m e 80m mas bons dos 40m até aos 10m.

 As misturas Amidon 43 tem 750u

43 Material Ferrite Toroids

43 Material is used for EMI/RFI suppression in the 20 MHz to 250 MHz range.

Bom para Baluns até 20Mhz  e bloquea a partir dos 20Mhz

Bons para desde os 160m até 17m

Como se percebe, na Amidom falta aqui um meio termo.
Uma mistura que fosse intermédia.
Resolvi o problema com os Toroide da Ferroxcube
Que são mistura de 250u
Muito bons, Flat de 160m até 6m

Grande variedade de misturas e tamanhos.

http://www.ferroxcube.com/

73

No dia 9 de Maio de 2013 à46 13:55, Gomes <ct1hix  sapo.pt> escreveu:

> Boas
> Que cuidados se deve ter na escolha de uma ferrite para construir um balun para HF?
>

> --
> 73 Gomes, CT1HIX
> http://www.ct1hix.webs.com/

António Matias

CT1FFU - CR5A

www.dxpatrol.com

QRV: HF, 6m, 4m,2m,70cm,23cm
SSB, CW, MGM
DX, EME, Contest,Sat.

POBOX-38
2504-909
Caldas da Rainha
Portugal

Para mais informações/opções visite o site:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias.