ARLA/CLUSTER: Previsões para o ciclo 24 (dicas para os 6m)

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Terça-Feira, 5 de Março de 2013 - 13:19:19 WET

De: Antonio Matias <ct1ffu  gmail.com>
Data: 5 de março de 2013 12:01
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] previsões para o ciclo24
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

A banda é magica para alguns e trágica para outros.

Mas há um truque muito bom para verificar a propagação sem perder muito tempo.
Há uns excelentes e poderosos indicadores nos 6m que aparecem sempre
muito antes dos amadores: as portadoras  de video.
As portadoras de video têm centenas de Kilowats e a frequência delas é
relativamente estável.
Todas  são perfeitamente identificáveis ao Hertz num waterfall spectrum.
Encontram-se no Japão, Rússia Asiática, China, Médio Oriente,
Austrália, Nova Zelândia e um pouco por toda a África.
Basta aceder a uma das muitas listas de TVs aí na net e ir verificando
a recepção.
Estão entre os 45Mhz e os 70Mhz

Quando não há portadoras de video, quase que nem vale a pena estar à espera.
Quando se detectam algumas, é muito giro identificá-las e depois
verificar de facto que começam a aparecer amadores de lá.

73

No dia 5 de Março de 2013 à6 00:03, Rodrigo <ct1bxt  gmail.com> escreveu:

> [...]
> Eram outros tempos, com o ciclo solar sempre em cima ah ah ah. Todos os dias os zs6 os quais cheguei a fazer só com o transverter ( 500 mw) !!
> De 1991 a 2000 estive em qrt nos 50, onde apareceu muita coisa boa.
>

> 73
> Rodrigo
> ct1bxt

> Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
> http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT
>
> ---Recebeu esta mensagem porque está inscrito no grupo "CT-Comunicações e Tecnologias" dos Grupos do Google.

António Matias

CT1FFU - CR5A

www.dxpatrol.com

QRV: HF, 6m, 4m,2m,70cm,23cm