ARLA/CLUSTER: WR-90 (10GHz), adaptador guia de onda / cabo coaxial

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Sábado, 2 de Março de 2013 - 22:41:01 WET

De: ct1dmk <ct1dmk  gmail.com>
Data: 1 de março de 2013 23:53
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] WR-90 (10GHz), adaptador guia de onda /
cabo coaxial
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

A ficha N original é de facto especificada para 11-12GHz como foi dito.

mas a sua variante de precisão (reconhecida pelo anel interior não ser
fracionado em 4)
é especificada para 18GHz.

Existe Uma variante ainda mais refinada com interior dourado e
dielectrico melhorado e sem angulos no anel que funciona até 26.5GHz.

Esta última é usada em geradores de sinal e analizadores de espectro por exemplo
da HP/Agilent R&S e outros.

Calro que uma transição de N para SMA que funciona até 26.5GHz requer
que tanto a N como a SMA sejam de  26.5GHz como é lógico.

Mas todas estas variantes são sempre 100% compativeis a grande diferênça é que
as variantes de precisão são isso mesmo feitas com uma precisão que permite
serem usadas até freq. mais altas.

Mesmo a APC3.5 é igual a uma SMA ou mesmo a ficha K também é 100% compatível.
mas a ficha K funciona até 40GHz... Quem não sabe julga que é uma SMA.

Quem não as distinguir pela aparência basta observar o preço... pois
acrescenta um zero.
Uma SMA boa 5euros uma ficha K boa 50euros.
Uma N de 11GHz 3 euros  uma N de 26.5GHz 30euros.
mais coisa menos coisa.

lc
ct1dmk.

On 3/1/2013 10:36 PM, Antonio Amandio Sanches de Magalhaes wrote:

> Tanto quanto eu julgo saber, a família N é muito mais antiga do que a SMA.
>
> Eu tenho por cá material tipo WWII usando N.
>
> Além disso os conectores N são mais adequados a cabos coaxiais mais
>
> "gordos" (semlhantes aos RG-8/U, RG-213/U, etc. etc.).
>
> A família SMA, além de ter,intrínsecamente, perdas menores, é
> particularmente útil
>
> nas implementações com cabos finos de teflon e sobretudo nas ligaçoes
> rígidas (tubos),
>
> embora me pareça, à primeira vista, que a capacidade de conduzir
> potências apreciáveis

> [...]

Para mais informações/opções visite o site:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias