ARLA/CLUSTER: Off topic: ALERTA, o golpe nigeriano está cada vez melhor.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Segunda-Feira, 29 de Julho de 2013 - 17:47:53 WEST

Golpe Nigeriano: o que é e como funciona

Nos últimos anos, tornou-se muito comum o envio de e-mails
fraudulentos usados em um golpe conhecido como Esquema Nigeriano
(Nigerian Scam). Apesar disso, este golpe não é novo. Pelo contrário.
Segundo o site Snopes.com (*), especializado em desvendar boatos,
lendas urbanas e outros tipos de mentiras que circulam pela Internet,
o truque vem sendo aplicado com sucesso desde a década de 1920,
inicialmente por meio de cartas tradicionais, depois por fax e,
atualmente, por e-mail.

Também chamado de "Fraude 419", devido ao número do artigo do Código
Penal da Nigéria que trata deste tipo de crime, basicamente o golpe
funciona da seguinte forma:
•A vítima em potencial recebe uma comunicação oriunda supostamente da
Nigéria, de Serra Leoa, da Costa do Marfim, ou mesmo de qualquer outro
país, africano ou não

•A mensagem promete uma rica recompensa para quem ajudar o remetente a
tirar de seu país uma soma milionária em dinheiro, que está retida por
causa de um problema de ordem legal ou política.

•Quem engolir a isca será solicitado a enviar sucessivas quantias em
dinheiro para os golpistas, as quais serviriam para liberar certos
papéis e transações. As quantias solicitadas variam, mas podem chegar
a milhares de dólares. Sempre que a "fortuna" está prestes a ser
liberada, surge um novo problema e o golpista pede mais dinheiro para
resolvê-lo.

•As pessoas que caem na fraude costumam ficar cegas pela possibilidade
de receber milhões de dólares, por isso continuam a remeter os valores
pedidos pelos criminosos, até perceberem que não há nenhuma fortuna a
receber e que o dinheiro já enviado está perdido para sempre.

O site de segurança Zone-H chegou a simular interesse em uma das
inúmeras mensagens fraudulentas que circulam pela Internet associadas
ao esquema e o resultado pode ser visto aqui.
(http://www.hsbc.com.br/1/2/br/informacoes/seguranca/artigos/golpe-nigeriano-o-que-e-e-como-funciona#)

Na página, é possível ler os e-mails (em inglês) trocados com os
golpistas, os falsos documentos enviados por estes e até mesmo
gravações de conversas telefônicas estabelecidas com os fraudadores.

Calcula-se que bilhões de dólares já foram desviados por meio deste
esquema. O serviço de inteligência britânico estima que, todos os
dias, cinco americanos estejam no lobby de algum hotel de Londres
aguardando a chegada de pessoas ligadas à fraude 419. Até mesmo um
homicídio já foi cometido por causa desta fraude, quando um aposentado
checo de 72 anos assassinou, em 2003, o cônsul da Nigéria, depois de
ter perdido toda sua poupança com o golpe.

Recentemente, começaram a surgir variantes deste esquema, uma das
quais é uma mensagem enviada por e-mail afirmando que o destinatário
ganhou uma formidável quantia num concurso de loteria. Aqueles que
acreditarem na mensagem também deverão pagar taxas para que tal
quantia -- inexistente -- seja liberada.

Há alguns dias, um desses falsos prêmios de loteria associou o nome do
HSBC ao golpe, ao alegar que o dinheiro seria pago por uma agência do
banco em Londres. O HSBC, no entanto, afirma que tudo não passou de
uma mentira para dar mais credibilidade à fraude.
 Quem receber a mensagem não deve de forma algum manter contato com os
remetentes.

O site Snopes.com traz uma lista (*) com cópias de mensagens
fraudulentas usadas no Esquema Nigeriano e também indicação de sites
(*) onde se pode encontrar mais detalhes sobre o assunto. No Brasil, o
site Quatrocantos.com também traz explicações (*) detalhadas sobre o
golpe e uma lista de links (*) relacionados.

*****************************************************************************************

Exemplo de uma mensagem que não passou do servidor da ARLA/CLUSTER e
assim não foi difundida na Lista. Iguais ou parecidas com esta
mensagem fraudulenta recebemos dezenas delas por mês, cabendo à
moderação as "limpar" e não as deixar passar.

Queridos no Senhor,

Com todo o respeito e humanidade, eu fui forçado a escrever em um
campo humanitário.

Eu sou uma viúva Isabelle Anthony envelhecimento a longo prazo doente
(câncer). Atualmente está internado em um hospital privado. Eu tenho
alguns fundos que herdei do meu marido, James Anthony, que depois
morreu em um acidente de carro.

Quando meu marido era vivo ele depositou a quantia de € 2.700.000.00
(dois milhões e 700 mil euros) em um banco. Atualmente, esse dinheiro
ainda está no banco.

Meu médico me disse que não iria durar para os próximos 3 meses,
devido ao problema do câncer. Eu preciso de alguém muito honesto e
temente a Deus e organização que pode usar esses fundos para a obra de
Deus Meu falecido marido ensinou que este fundo deve ser utilizado
para fins de caridade, como a construção de escolas, casas de
orfanatos, hospitais, etc

Tomei esta decisão porque n ão têm qualquer filho que herdará esse
dinheiro e eu quero que Deus tenha misericórdia de mim e aceitar a
minha alma. Com Deus todas as coisas são possíveis. Por favor, se você
seria capaz de utilizar esses fundos para a obra de Deus, por favor
responda.

Eu quero que você me as seguintes informações abaixo referidos enviar.

Seu nome completo -----------------------
O seu país -------------------------
O seu endereço de --------------------------

Assim que eu receber a sua resposta vou dar-lhe o contacto do Banco.
Eu também irá emitir uma carta de autoridade que vai mostrar o atual
beneficiário desses fundos.

Na esperança de receber a sua resposta. Permanecer abençoado no Senhor.

obrigado,
Isabelle Anthony.