RE: ARLA/CLUSTER: Dúvidas : Yagi polarização vertical ou horizontal

Filipe Ferreira filipect1ddw hotmail.com
Quinta-Feira, 11 de Julho de 2013 - 17:52:00 WEST

Por falar em encomendar.Porque não construir antenas??????????????- Existe uma empresa alemã que vende Kits de antenas Yagi DK7ZB a preços razoáveis, mesmo dual e tribanda, pessoalmente só descobri depois de construir a minha ultima Yagi DK7ZB e gastar só em 3 tubos de 1 metro Aluminio 27€!!!!!!!!!!!!O site é este: https://shop.nuxcom.deVêm os tubosjá cortadinhos, peçinhas policarbonato resistente aos UV, parafusos, boom, cabo coaxial baixas perdas do Balun (só não vem braçadeira fixar ao mastro, vendida separado - igual forma se não quizer o boom não mandam). Divirta-se!73sCT1DDW - Filipe Ferreira

From: afterhours36  gmail.com
Date: Thu, 11 Jul 2013 17:40:20 +0100
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Dúvidas : Yagi polarização vertical ou horizontal
To: cluster  radio-amador.net

E agora que estava a minutos de encomendar a yagi horizontal...

Continuo indeciso!

73,

CR7AEL

De: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>

Data: 11 de julho de 2013 15:21

Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Boa tarde

Apesar de ser do conhecimento geral que a polarização horizontal, se

presta melhor às comunicações a longa distância, logo por ser menos

afectada pelo QRM, não quer isso dizer que em polarização vertical não

se façam comunicações DX. Depois de ser reflectir, um sinal de rádio

pode até mudar de polarização. Casos tem havido em que eu consigo

melhores comunicações com uma estação que está com polarização com

90º de diferença de mim, do que com a mesma polarização. Especialmente

comunicações por ES, é muito comum verificar-se esse fenomeno. Muitas

vezes com polarização vertical, faço melhores e maior numero de DX em

2m do que o CT1HZE que está a 70Km de mim com "canhões" horizontais.

Para poderem confirmar, mando os links do Dx feitos em 2m este ano.

Todos os contactos foram feitos em polarização vertical, com uma

antena de 9 elementos.

Especialmente no ultimo link, podem ver os numero de estações

trabalhadas por mim, em polarização vertical, e compara-la com outros

colegas CT que trabalharam em horizontal.

http://www.mmmonvhf.de/es.php?year=2013&month=05&day=14

http://www.mmmonvhf.de/es.php?year=2013&month=05&day=30

http://www.mmmonvhf.de/es.php?year=2013&month=06&day=11

http://www.mmmonvhf.de/es.php?year=2013&month=06&day=12

73 de CT4RK

Cumprimentos: CT4RK  Carlos Mourato - Sines - Portugal

Best regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

Visite o meu canal Youtube em:

http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

Visit my youtube channel at:

http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

 Warning

Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para

transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power

line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se

aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente

electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas

wireless.

Cumprimentos;

Luís Filipe Garcia S.