ARLA/CLUSTER: Dúvidas : Yagi polarização vertical ou horizontal

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Julho de 2013 - 15:43:07 WEST

De: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
Data: 11 de julho de 2013 15:21
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Dúvidas : Yagi polarização vertical ou horizontal
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Boa tarde

Apesar de ser do conhecimento geral que a polarização horizontal, se
presta melhor às comunicações a longa distância, logo por ser menos
afectada pelo QRM, não quer isso dizer que em polarização vertical não
se façam comunicações DX. Depois de ser reflectir, um sinal de rádio
pode até mudar de polarização. Casos tem havido em que eu consigo
melhores comunicações com uma estação que está com polarização com
90º de diferença de mim, do que com a mesma polarização. Especialmente
comunicações por ES, é muito comum verificar-se esse fenomeno. Muitas
vezes com polarização vertical, faço melhores e maior numero de DX em
2m do que o CT1HZE que está a 70Km de mim com "canhões" horizontais.

Para poderem confirmar, mando os links do Dx feitos em 2m este ano.
Todos os contactos foram feitos em polarização vertical, com uma
antena de 9 elementos.
Especialmente no ultimo link, podem ver os numero de estações
trabalhadas por mim, em polarização vertical, e compara-la com outros
colegas CT que trabalharam em horizontal.

http://www.mmmonvhf.de/es.php?year=2013&month=05&day=14

http://www.mmmonvhf.de/es.php?year=2013&month=05&day=30

http://www.mmmonvhf.de/es.php?year=2013&month=06&day=11

http://www.mmmonvhf.de/es.php?year=2013&month=06&day=12

73 de CT4RK

Cumprimentos: CT4RK  Carlos Mourato - Sines - Portugal

Best regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

Visite o meu canal Youtube em:
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

Visit my youtube channel at:
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

 Warning
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power
line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente
electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas
wireless.