ARLA/CLUSTER: Rádios Parasitas

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 11 de Julho de 2013 - 15:07:21 WEST

De: Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
Data: 11 de julho de 2013 14:47
Assunto: Re: [CT-Com. & Tec.] Rádios Parasitas
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Muito curioso este artigo, porque  faz mais de 40 anos, utilizei (sem
saber bem o porquê na altura) este sistema para transmitir voz para a
casa toda.

O unico problema era que a modulação da "Emissora Nacional" ( foi
antes do 25 de Abril) ia junto.

O sistema não foi construido de propósito, mas sim fruto de um mero
acaso. Consistia simplesmente em ligar a uma boa antena exterior um
receptor de galena.

 Como em Castelo Branco existe um emissor de ondas médias de 10Kw e
que estava a cerca de 5 Km de mim, o receptor de galena desenvolvia
harmónicas acima da frequencia de trabalho, que eram radiadas pela
antena.

O  nivel dessas harmónicas era em função da intensidade do sinal de
onda média como é lógico, pois era a tensão de RF recebida pela
antena, que determinava a "potencia de emissão". Falando no
auscultador da galena, escutava-se perfeitamente a modulação num
receptor colocado nas proximidades ( no meu caso até cerca de uns
100m) e sintonizado numa das frequências multiplas da emissora de onda
média. Lembro-me que no meu caso devia ser a 3ª, porque o melhor sinal
era por volta dos 2,4Mhz ( a emissora funciona por volta dos 800Khz).

O motivo para que fosse a 3ª harmónica devia-se certamente ao
comprimento da antena, que era uma hertz e que eventualmente estaria
perto da ressonancia dos 2,4MHz.

Curioso lembrar-me destes tempos de menino com 10 anos, depois de ler
esse artigo!...

73 de CT4RK

Cumprimentos: CT4RK  Carlos Mourato - Sines - Portugal

Best regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal

Visite o meu canal Youtube em:
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

Visit my youtube channel at:
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide

 Warning
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power
line" causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se
aperceber. Diga não à tecnologia power line. Proteja o ambiente
electromagnético. Utilize tecnologia de redes sem fio, denominadas
wireless.

No dia 10 de Julho de 2013 às 23:13, André Esteves

--
Para mais informações/opções visite o site:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias