ARLA/CLUSTER: Comandar um telescópio a partir de casa com um computador pessoal ligado à Internet

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 11 de Julho de 2013 - 12:35:54 WEST


Projecto GLORIA

A partir de um computador pessoal ligado à Internet qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode controlar um dos 17 telescópios do projecto Gloria (GLObal Robotic-telescope Intelligent Array for e-Science), que começou a funcionar com o Telescópio Aberto de Divulgação Solar (TADS), situado no Observatório de Teide, em Tenerife.
Para aceder a este projecto, que se iniciou com o telescópio do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), é preciso abrir uma conta no seu sítio web e fazer uma reserva para poder teleoperar.

O responsável do projecto no IAC, Miquel Serra-Ricart, explica que de momento o acesso restringe-se a 15 minutos para que muitas pessoas o possam utilizar. O problema será mesmo a lista de espera.

Só é necessário um computador vulgar e uma linha ADSL. O projecto tem licenças copyleft, o que permite a livre distribuição gratuita dos seus conteúdos e materiais. Os utilizadores poderão conectar novos telescópios à rede, assim como criar experiências e participar em actividades de divulgação astronómica.

Financiado pela União Europeia, participam no projecto 13 sócios de oito países que dispõem de 17 telescópios em África, América, Ásia e Europa. A ideia é que se incorporem outros telescópios tanto de particulares como de entidades públicas ou privadas.

Fonte: Ciência Hoje
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20130711/1996266c/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER