ARLA/CLUSTER: Será PLC???? Pois realmente NÃO É.

Jose Albu ct1aoz gmail.com
Quinta-Feira, 4 de Julho de 2013 - 13:31:42 WEST

Olá bom dia

apenas para dar conhecimento de uma situação que me tem perturbado bastante.

À algum tempo atrás cerca de 5 ou 6 meses comecei a sentir umas
interferencias nas bandas todas que me levou a suspeitar de um vizinho novo
que se havia mudado para aqui ao lado.

Bem... falei com ele à cerca destas interferências e ele garantiu-me que
não era ele  etc etc...
Mas na realidade desde essa altura que não tive mais PLC para alegria cá do
rapaz...

Mas...

Á 3 dias que andava com uma interferência mas que não era de maneira
nenhuma parecida com o vulgar PLC. Era um sopro muito identico ao ''white
noise'' mas a sua incidência era no 50MHz. Era tão forte que sinais abaixo
do S1 não eram copiados e nessa banda são muitos...hi.

Fui desligando coisas aqui pela casa toda até que... ao desligar o
computador o sopro foi-se. Assim mesmo... banda limpinha sem osso.
Mas que raio o PC é de marca ''DELL'' com todos os quês e porquês porque
raio faz isto?.
Bem...fui desligando cabos e nada até que me lembrei do ''router'' rede
wifi que tenho no telhado para cobertura da casa. e ao desligar a tomada de
220VAC que sai aqui do shack o barulho foi embora e com o PC ligado,
Cúm caneco aqui está o problema. E agora como fazer isto? muda-se de tomada
e ''bingo'' a barulheira foi-se (escafedeu-se) outra vez.
Mas para mim convinha ter a ligação a sair daqui do shack.
Então como vou suprimir o barulho ? Ferrites no cabo coaxial da ant. dos
50MHz?? não deu.
Ferrites no cabo de alimentação ao router??? Não deu.
Aí lembrei-me que o que estava a acontecer era irradiação pelo cabo de
alimentação e fiz uma espécie de balun 6 voltas com 7Cm de diâmetro mesmo
junto à tomada, e... ''BINGO'' ''EUROMILHÕES'' ''LOTARIA'' banda limpa e
sem osso...

Pois é nada fazia a crer que isto acontecesse mas aconteceu-me a mim
exactamente assim como descrevi.

Não sei se isto ajuda, mas para conhecimento de todos pois algum dia estão
com uma ''baita'' destas nas mãos e assim já têm um ponto de partida.

um abraço a todos e bons DX's...

José Albuquerque
CT1AOZ