RE: ARLA/CLUSTER: Autarcas criticam falhas na rede nacional de emergência e segurança

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 24 de Janeiro de 2013 - 16:44:40 WET


Penso que todos nós, radioamadores e amadores de radio, sabemos à muito, há quem escreva à mais de 30 anos, que nestas como noutras questões o "Rei vai nu" á muito tempo. 

Eu desde que vi um ex-comandante da Autoridade Nacional da Protecção Civil de telemóvel em punho a "comandar"  um simulacro de sismo em Lisboa,  fiquei desesperado com o nível em que estamos, sabendo nós que recorrentemente os radioamadores e as suas associações, quando são convidadas oficialmente, coisa que cada vez é mais rara, são relegados ou mesmo "enxotados" para um canto.

Para mim, os protocolos de cooperação celebrados com a ex-SNBPC,  atual ANPC e 15 associações portuguesas de radioamadores em 2004 na Figueira da Foz à muito que deveriam ter sido denunciados por TODAS as associações signatárias, pois mais dia menos dia quando as coisas correrem mesmo muitíssimo mal, não me admirava nada que se fossem descobrir "bodes expiatórios" para justificar a incompetência.

Salva-se que muitos de nós, dirigentes associativos, e neste caso à que realçar o contributo incansável do Paulo Santos (CT1EWA), já por diversas vezes questionamos superiormente sobre o cumprimento deste como de outros protocolos e das obrigações mútuas assumidas com estes no âmbito das Comunicações de Emergência nas operações de socorro e emergência.

Temo que um dia a "casa venha abaixo" e nós ainda apanhamos com umas "telhas"  sem termos culpa nenhuma.

João Costa (CT1FBF)

De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de CT1BAT
Enviada: quinta-feira, 24 de Janeiro de 2013 11:56
Para: cluster
Assunto: ARLA/CLUSTER: Autarcas criticam falhas na rede nacional de emergência e segurança

Autarcas criticam falhas na rede nacional de emergência e segurança
Este é o título de uma notícia publicada, há momentos, no Público Online.
Segundo o jornalista Orlando Cardoso "O presidente da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte considera "inadmissível" a falha nas redes de comunicações fixas e móveis na sequência do temporal de sábado passado. ..." e que "terá de haver alternativas para que situações destas não voltem a acontecer".

Segundo João Marques "...o próprio Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança - SIRESP - "não funcionou".
Os bombeiros terão recorrido a equipamentos antigos e, das 3 redes móveis a dado momento, na zona centro, nenhuma funcionava. 
A própria EDP teve de recorrer aos "emprateleirados" equipamentos analógicos dado que as comunicações baseadas em suporte digital falharam.
E isto não foi nada...
Segundo o Público, Rui Rocha que preside, também, à associação humanitária dos bombeiros voluntários de Ansião, afirma "...ser "impensável" que o sistema SIRESP tenha estado inoperacional durante algum tempo. Assim como as restantes redes de comunicações, fixas e móveis.".

Nada que os radioamadores não saibam e para cujos riscos vem alertando, até, no âmbito do protocolo que as associações têm firmado com a Autoridade Nacional de Proteção Civil, sobre a necessidade de se efetuarem, regularmente, exercícios de comunicações de emergência para treino operacional e articulação das redes de comunicações.
Provávelmente, porque estamos em registos diferentes, a ANPC vem-se mostrando "indiferente" em relação aos alertas e aos exercícios de comunicações de emergência, promovidos pelos radioamadores.
Os radioamadores são, simplesmente, entusiastas das comunicações via rádio. Investigam e experimentam sistemas de comunicação de forma isolada, não estão inseridos (nem querem...) em nenhuma estrutura de comando... em termos de proteção civil são, como qualquer cidadão, simplesmente "voluntários".
Detêm a vantagem, em relação aos seus concidadãos, de terem o conhecimento e os meios que lhes permite comunicar, a qualquer distância, sem dependência de linhas telefónicas ou das fontes tradicionais de energia. 
Diz-se, dos radioamadores que, "mesmo, quando tudo falha...um radioamador está operativo!"
Está cometido, por Lei, aos radioamadores, entre outras, em caso de emergência a tarefa de ".Estabelecer e garantir autonomamente vias de comunicação, recuperação e integração de outros meios e dispositivos de comunicação." 
Agora, é preciso que os responsáveis pela segurança dos cidadãos saibam que, quando precisarem dos radioamadores, não bastará carregar num botão, numa qualquer sala de comando...eles precisam de estar treinados para o efeito, motivados e preparados. O seu enorme conhecimento, por si só, não basta.
Infelizmente, esta é mais uma lição...aproveitem-na!
José Machado-CT1BAT in www.trgm.blogspot.pt







Mais informações acerca da lista CLUSTER