ARLA/CLUSTER: CeBIT 2013 - Feira internacional de tecnologias da informação, telecomunicações, electrónica e meios de comunicação online.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 24 de Janeiro de 2013 - 14:26:53 WET


CeBIT 2013 - Feira internacional de tecnologias da informação, telecomunicações, electrónica e meios de comunicação online.

Economia partilhada é o tema do CeBIT 2013

O tema central da próxima edição da feira internacional de tecnologias da informação e comunicação, «CeBIT 2013» - que decorrerá de 5 a 9 de Março, em Hannover, sob a chancela organizativa da Deutsche Messe -, gira em torno da «Economia partilhada», segundo foi adiantado em conferência de imprensa, ontem, em Madrid. O conceito propõe o fenómeno de partilha de conhecimento, recursos, contactos, redes, produtos, soluções e serviços como nova forma de cooperação e que promete modificar o mundo laboral, dentro e fora das empresas.

As novas tecnologias da informação e comunicação são a base do desenvolvimento da economia digital, assim como aplicações baseadas na nuvem, contando com o uso comum de experiências e recursos e, sendo assim, o conceito reflecte "a mudança que se vive actualmente na sociedade, passando de proprietária a ser quem partilha", referiu aos jornalistas Margarita Mahringer, consultora da Deutsche Messe e representante da CeBIT em Espanha.

Acrescentou ainda que "a economia já está a mudar o mundo com os seus novos modelos de negócios e formas de tomar decisões - o que torna imprescindível uma actuação dentro da rede".

O CeBIT é um dos maiores eventos na área da indústria digital, que combina feira, conferências, eventos corporativos, entre outras iniciativas e constitui, por isso, um forte impulsionador de negócios mundial. No fundo, esta feira "é o barómetro daquilo que está a acontecer neste momento na indústria digital", continuou Margarita Mahringer.

Os sectores de oferta deambularão entre quatro plataformas: o CeBIT pro, o CeBIT gov, o CeBIT lab e o CeBIT life, identificados pelas cores azul, amarelo, vermelho e verde, respectivamente e versados em tecnologias da informação, telecomunicações, electrónica e os meios de comunicação online. No âmbito do CeBIT pro, as empresas abordarão soluções industriais, redes de alta velocidade, o comércio móvel, aplicações digitais de uso profissional, essencialmente; no CeBIT gov, dedicar-se-ão as apresentações com sugestões referentes a organismos municipais, regionais e nacionais, com objectivo de uma a aproximação entre o poder público e os cidadãos, no sentido de desenvolver "um governo aberto"; o CeBIT lab pretende constituir-se como uma espécie de laboratório do futuro, para universidades, instituições científicas, com a indústria 4.0, robótica, realidade aumentada, entre outras propostas e no CeBIT life estarão mais versadas no estilo de vida digital, dando a conhecer as tendências de alta gama em aplicações, TV inteligentes, jogos e mobilidade.

No todo, serão analisadas as tendências dos dados e do cloud computing, dos social media, da Internet das coisas e da mobilidade.

Participação portuguesa

A edição deste ano conta com a participação de sete empresas portuguesas. Quatro delas já têm o seu canto definido na feira e só a IPBrick International tem até uma área de 51 metros quadrados.

Nuvem é um dos conceitos principais da indústria digital, dedica-se à expansão do mundo das comunicações, em particular dos telefones móveis e da tecnologia wireless; a DLC- Distance Learning Consulting (Lisboa) é especialmente vocacionada para a formação e E-learning, mas dispõe também de serviços de consultoria e gestão; a Eurotux Informática (Braga) é uma empresa especializada no planeamento, integração e concretização de sistemas informáticos; a FreedomGrow (Matosinhos) é uma start-up tecnológica especializada no desenvolvimento de aplicações baseadas em redes de sensores sem fios, a IPBrick International (Porto) desenvolve plataformas de comunicação para empresas; a SDILAB Investigação e Desenvolvimento de Software (Braga) dedicada a soluções informáticas para a indústria e comércio e a Vortal (Lisboa) fornece soluções electrónicas.

Polónia e outras propostas

O país associado do «CeBIT 2013» é a Polónia, já presente na feira há três anos consecutivos, e que participará este ano com 200 expositores, espalhados por uma superfície de três mil metros quadrados. Miroslaw Weglarczyk, chefe do departamento de comércio e Inversões da Embaixada da Polónia em Madrid, adiantou que o mercado polaco está "em grande expansão" e que o país as TIC são as preferidas para integrar os programas sectoriais de incentivos geridos pelo ministério da economia polaco. O representante fez também questão de salientar que o país é "um dos maiores produtores de televisões" e "um grande construtor de iates".

O país está em crescimento no mercado farmacêutico e biotecnológico, tem ainda uma indústria especializada em equipamentos médicos e na implementação de serviços IT, na produção de hardware e desenvolvimento de software com contribuições para a Nasa.

"A economia polaca está em crescimento e o país é considerado um dos mais prometedores da Europa", sublinhou em comunicado Frank Pörschmann, membro da direcção do Deutsche Messe responsável pelo CeBit.

Outras das propostas são ainda as Cebit global conferences, onde os tópicos em debate serão «Nuvem, estilo de vida digital, social, inteligente, partilha» que correrão durante mais de 74 horas. Este ano, haverá uma área dedicada ao emprego e recrutamento (Job & recruitment).

O certame volta a apoiar, pela segunda vez, o CODE-n, um concurso internacional para jovens empresas e start-ups, onde o vencedor será aquele que demonstrará ter o modelo de negócio digital mais criativo que permita o uso de abastecimento de energia sustentável. A iniciativa conta com propostas para uma economia mais verde de 50 jovens companhias de 13 países.

A edição de 2012 registou mais de 4.200 empresas participantes de 70 países, 312 mil visitantes e mais de cinco mil jornalistas de todo o mundo.

Fonte: Por Marlene Moura (texto) em Ciência Hoje
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20130124/8651c831/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER