ARLA/CLUSTER: PROPOLAR: Campanha Antártica Portuguesa 2012-2013

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2013 - 16:44:38 WET


(Infelizmente e ao que parece nenhum dos investigadores portugueses é radioamador ou o sendo não leva equipamento. Resta-nos as outras expedições anunciadas no Antarctic Activity Week, ver em: http://www.southgatearc.org/news/january2013/antarctic_activity_week.htm os espanhóis tem 7 radioamadores)

- Como funciona o PROPOLAR 2012-13?
O PROPOLAR 2012-13 é um projeto coordenado pelas Universidades de Lisboa, Algarve e Coimbra, que promove o acesso coordenado de equipas de investigação portuguesas à Antártida. O PROPOLAR, com o apoio do Gabinete Polar da FCT, mantem contatos com vários programas antárticos, de modo a promover o acesso de investigadores portugueses a infraestruturas de investigação na Antártida. São privilegiados projetos que incluam colaborações com centros de investigação dos países que dão apoio logístico. O PROPOLAR contribui para a campanha com um voo Punta Arenas - ilha de Rei Jorge - Punta Arenas, a realizar no final de Janeiro de 2013. Este voo transportará investigadores portugueses e de programas parceiros. O PROPOLAR coordenará, com os programas parceiros, o transporte e alojamento das equipas nacionais na Antártida, avaliando as possibilidades de uma logística concertada.

- Que tipo de enquadramento logístico está previsto nas missões?
O enquadramento será definido caso-a-caso até Setembro/Outubro de 2012. Na campanha de 2011-12 decorreram missões nacionais com o seguinte enquadramento:
- Ida e regresso de navio de programa parceiro desde a América do Sul;
- Ida de navio de programa parceiro e regresso no voo português;
- Ida no voo português e regresso de navio de programa parceiro;
- Ida no voo português e regresso em voo de programa parceiro.

- Portugal tem estação de investigação ou navio na Antártida?
Não. Apesar de Portugal vir a desenvolver investigação continuada na Antártida desde há alguns anos, só em 2011-12 começou a contribuir para o esforço logístico internacional, através do voo fretado no quadro do PROPOLAR. Este voo, realizado em 26 de Janeiro de 2012 contribuiu para o tranporte de 73 investigadores e técnicos de 7 programas antárticos.

- Posso concorrer a tempo de navio?
Será difícil conseguir acesso a navios de investigação para a campanha 2012-13. Contudo, o PROPOLAR está aberto a receber propostas neste sentido, pois permitirão melhor auferir as necessidades nacionais e planear as campanhas futuras.

- Quais as possíveis regiões de investigação?
O PROPOLAR, em estreita colaboração com o Gabinete Polar da FCT, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento das necessidades da comunidade polar portuguesa. Na prática, para a próxima campanha antártica, as áreas de estudo onde é possível apoiar equipas nacionais centram-se na região da península Antártica, em especial, nas ilhas Shetlands do Sul. Contudo, para equipas com programas e parcerias estabelecidos, o PROPOLAR poderá apoiar no enquadramento das atividades de campo, promovendo e fortalecendo colaborações com programas de países terceiros, que podem contribuir para facilitar o acesso dos investigadores portugueses às infraestruturas no terreno. Pode ser útil submeter propostas que visem o acesso a áreas mais remotas da Antártida, pois podem surgir oportunidades de colaboração e é importante o PROPOLAR e o Gabinete Polar terem conhecimento das necessidades da comunidade polar nacional.

- Tenho uma colaboração em curso na Antártida. Qual a vantagem de a enquadrar no PROPOLAR?
O PROPOLAR pode ajudar no financiamento das missões até ao local de embarque na missão antártica. Para o PROPOLAR e Gabinete Polar, é muito importante conhecer todos os projetos polares nacionais em curso, de modo a melhor responder às necessidades da comunidade polar nacional e a planificar as estratégias de atuação futuras.

- Qual o orçamento máximo do projeto e que tipo de verbas estão incluídas (missões, gastos gerais, equipamentos, etc...)? 
O PROPOLAR não financia projetos. Apenas apoia no financiamento das missões e dá também enquadramento logístico, se necessário, enquadrando o transporte e eventual estadia em bases de investigação no terreno. Todo o financiamento suplementar deverá ser enquadrado pelas equipas candidatas. O financiamento para o porto de embarque cinge-se ao valor do voo Lisboa-porto de embarque - Lisboa, podendo haver cabimento à cobertura de despesas de estadia suplementares, dependendo da verba disponível.

- O PROPOLAR financia ajudas de custo?
Não. 

- O PROPOLAR financia o transporte de carga?
Não está previsto este tipo de financiamento. Apenas será apoiado o transporte de carga para os passageiros inseridos no voo português. Esta carga será muito limitada e estará dependente do total que o avião irá transportar.

- O PROPOLAR financia vestuário?
Não. Todo o equipamento de campo deverá ser financiado pelas equipas de investigação. O equipamento a levar para o terreno deverá ser devidamente limpo, para impedir a contaminação ambiental, seguindo as normas do COMNAP. Instruções serão dadas durante a ação de formação prevista para Outubro/Novembro.

- Quais os tipos de projeto com mais possibilidade de enquadramento logístico?
Projeto realizados em áreas não glaciadas terrestres ou no mar, próximo das bases de investigação, implicando apenas deslocações de algumas horas desde as bases. Projetos cuja estadia seja em bases. Projetos com atividades fora de ASPA (Antarctic Specially Protected Areas) ou ASMA (Antarctic Specially Managed Areas - ver Tratado da Antártida e Protocolo de Madrid). Projetos não muito exigentes ao nível de recolha de amostras. Projetos com ou abertos a colaboração por parte de cientistas de programas parceiros. Projetos que não impliquem transporte de carga suplementar, ou em que a carga seja reduzida (menos de 100-200 kg).

- Há limite de peso por pessoa a transportar no voo português?
Sim. 15kg de equipamento pessoal. Excecionalmente, alguns projetos poderão levar carga adicional.

- Estou interessado em apoiar o PROPOLAR através de um patrocínio. Como posso fazê-lo?
Contate a Comissão de Coordenação do PROPOLAR para propolar  antecc.org.

- O meu grupo de investigação está muito interessado em vir a desenvolver investigação polar. Contudo, temos muitas questões e provavelmente é cedo para apresentar já uma expressão de interesse. O que nos aconselham a fazer?
O PROPOLAR é um projeto que pretendemos que seja de continuidade e que visa servir a comunidade científica nacional. Como tal, é essencial que haja interesse da comunidade e que as propostas sejam sólidas e exequíveis, considerando os constrangimentos do programa português. Neste sentido, para o PROPOLAR, é muito bom que haja interesse, bem como que haja projetos de muita qualidade científica envolvidos. Contudo, as nossas capacidades logísticas são ainda muito limitadas. 

Fonte: PROPOLAR






Mais informações acerca da lista CLUSTER