ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Sistema Digital NEXEDGE da Kenwood

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2013 - 15:00:44 WET

O som digital é uma som criado artificialmente por meios electronicos,
segundo um software adequado. Mesmo que se consiga uma reprodução mais ou
menos fiel da voz humana, e isso consegue-se, em broadcasting, onde até se
obtem uma qualidade musical, tem as suas desvantagens. Não é em tempo real,
e quanto maior é o bitrate, maior largura de banda necessita e mais delay
tem. Em DRM por exemplo o delay pode ser superior a 5 segundos, embora a
qualidade seja excelente. Claro que aqui outro parametro entra. Mais
fidelidade implica maior taxa de transmissão, mais tempo de codificação e
mais trabalho de processador, logo maior largura de banda. No receptor tem
de novo mais delay e mais tempo de descodificação, pelo que o resultado
final pode ser um tanto atrasado em relação ao tempo real. Por outro lado,
os algoritmos de correção de erros tem que ser mais complexos, sem que isso
se traduza em mais robustez. Normalmente, transmissões com elevado bitrate,
com taxas de 20kbps e larguras de 10KHz, com AAC+SBR (spectrum band
replication) usadas em brodcasting DRM30, conseguem uma qualidade sonora
equivalente ao FM estereo analogico, mas só se consegue uma recepção sem
dropouts com um SNR acima de cerca de 18 dBs, isto apesar de usarem um
interleaving que funciona relativamente bem. quando se muda para um bitrate
de por exemplo 11Kbps (este valor tenho alguma experiencia com modulação
16QAM) a qualidade do som degrada-se notoriamente e será comparável a uma
boa estação de AM. Para música é pouco recomendada, mas para locução
apresenta uma qualidade bastante boa da voz. Neste caso o delay diminui
consideravelmente e a robustez aumenta, podendo receber-se a emissão sem
dropouts com SNR por volta de 10dBs.
Idependentemente do sistema, nas comunicações radiotelefonicas o bitrate
deve ser bem mais reduzido e desta forma a robustez é bem maior e o delay
menor, provocando uma voz "robotizada". No entanto em termos de
fiabilidade, a transmissão analógica continua a ser bastante mais eficaz e
segura. Na minha opinião o digital é mais uma "moda" que uma solução. É
tecnicamente muito mais complicada, menos fiável, tem delay, dificil de
determinar problemas de interferencias, qualidade de audio pior, muitas
vezes dependente de royalties pagos e completamente inutil em ambientes de
forte interferencia ou de sinal muito fraco.
O digital é optimo para ligações ponto a ponto onde se pode ter controlo
das condições de sinal, mas menos eficaz para sistemas moveis e portáteis a
funcionar em zonas marginais.

*Cumprimentos: CT4RK  Carlos Mourato - Sines - Portugal*

*Best regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*
*
*
*Visite o meu canal Youtube em:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide *
*
*
*
*Visit my youtube channel at:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide *
*
 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*

No dia 17 de Janeiro de 2013 à34 13:53, Pedro Ribeiro