ARLA/CLUSTER: Re: [CT-Com. & Tec.] Sistema Digital NEXEDGE da
Kenwood
Carlos Mourato
radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2013 - 15:00:44 WET
O som digital é uma som criado artificialmente por meios electronicos,
segundo um software adequado. Mesmo que se consiga uma reprodução mais ou
menos fiel da voz humana, e isso consegue-se, em broadcasting, onde até se
obtem uma qualidade musical, tem as suas desvantagens. Não é em tempo real,
e quanto maior é o bitrate, maior largura de banda necessita e mais delay
tem. Em DRM por exemplo o delay pode ser superior a 5 segundos, embora a
qualidade seja excelente. Claro que aqui outro parametro entra. Mais
fidelidade implica maior taxa de transmissão, mais tempo de codificação e
mais trabalho de processador, logo maior largura de banda. No receptor tem
de novo mais delay e mais tempo de descodificação, pelo que o resultado
final pode ser um tanto atrasado em relação ao tempo real. Por outro lado,
os algoritmos de correção de erros tem que ser mais complexos, sem que isso
se traduza em mais robustez. Normalmente, transmissões com elevado bitrate,
com taxas de 20kbps e larguras de 10KHz, com AAC+SBR (spectrum band
replication) usadas em brodcasting DRM30, conseguem uma qualidade sonora
equivalente ao FM estereo analogico, mas só se consegue uma recepção sem
dropouts com um SNR acima de cerca de 18 dBs, isto apesar de usarem um
interleaving que funciona relativamente bem. quando se muda para um bitrate
de por exemplo 11Kbps (este valor tenho alguma experiencia com modulação
16QAM) a qualidade do som degrada-se notoriamente e será comparável a uma
boa estação de AM. Para música é pouco recomendada, mas para locução
apresenta uma qualidade bastante boa da voz. Neste caso o delay diminui
consideravelmente e a robustez aumenta, podendo receber-se a emissão sem
dropouts com SNR por volta de 10dBs.
Idependentemente do sistema, nas comunicações radiotelefonicas o bitrate
deve ser bem mais reduzido e desta forma a robustez é bem maior e o delay
menor, provocando uma voz "robotizada". No entanto em termos de
fiabilidade, a transmissão analógica continua a ser bastante mais eficaz e
segura. Na minha opinião o digital é mais uma "moda" que uma solução. É
tecnicamente muito mais complicada, menos fiável, tem delay, dificil de
determinar problemas de interferencias, qualidade de audio pior, muitas
vezes dependente de royalties pagos e completamente inutil em ambientes de
forte interferencia ou de sinal muito fraco.
O digital é optimo para ligações ponto a ponto onde se pode ter controlo
das condições de sinal, mas menos eficaz para sistemas moveis e portáteis a
funcionar em zonas marginais.
*Cumprimentos: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*
*Best regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*
*
*
*Visite o meu canal Youtube em:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide *
*
*
*
*Visit my youtube channel at:*
http://www.youtube.com/user/CT4RK?feature=guide *
*
*Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
causa fortes interferencias noutro serviços sem voce se aperceber. Diga não
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*
-----------------------------------------------------------
No dia 17 de Janeiro de 2013 à34 13:53, Pedro Ribeiro
<ct7abp gmail.com>escreveu:
> Boa tarde,
>
> Ressalve-se que o "Para muitos o som digital não passa de sanfonas" que
> mencionaste não é culpa do facto de ser digital, apenas de se querer
> aumentar a densidade de transmissões em cada segmento de espectro. Segundo
> me apercebo, actualmente o comum nos sistemais digitais é serem 1 ou 2
> canais (em TDM) em 6,25kHz.
> Numa comparação digital x analógico ocupando o mesmo espectro rádio e com
> as codificações actuais adequadas, a qualidade do digital sairia certamente
> vencedora.
>
> Concordo em pleno com as vossas criticas, muito se criticou ao longo dos
> anos o DStar mas o digital que se lhe tem seguido merece ainda mais
> criticas pela promoção da incompatibilidade e falta de abertura a
> implementações alternativas.
>
> 73!
>
>
> On 17-01-2013 13:40, Hugo Barata wrote:
>
> O sistema nexedge já existe algum tempo. Cada marca com o seu protocol de
> facto uma salada de fruta.
>
> Eu faço testes já algum tempo em nexedge e funciona muito bem tal como
> outros modos que testo.
>
> O som recebido nada tem haver com o analógico é certo contudo depois de
> nos habituarmos um pouco a ouvir já soará melhor bem como em geral todos os
> outros modos digitais.
>
> Será um pouco como nos habituarmos a ouvir em AM durante muito tempo e de
> seguida passarmos para SSB, o ouvido estranha.
>
> Para muitos o som digital não passa de sanfonas
>
> 73 de Hugo Barata CT2HMX
>
>
> On Thu, Jan 17, 2013 at 12:43 PM, Carlos Fonseca <ct1gfqgrupos gmail.com>wrote:
>
>> As marcas parecem o panorama nacional: em vez de trabalharem todas para a
>> mesma modalidade, eh uma salda de fruta, vai la vai.....
>>
>> Enfim, eh a minha opiniao.
>>
>> 73's de CT1GFQ
>> REP#1406
>> SKCC#466
>> K3Y EU-PRT 2013
>> No dia 17 de Jan de 2013 11:42, "João Costa > CT1FBF" <
>> ct1fbf gmail.com> escreveu:
>>
>> Kenwood is pleased to introduce NEXEDGE™ conventional and trunking
>>> technology featuring 6.25 kHz digital narrowband operation.
>>>
>>> An important feature of NEXEDGE devices is their ability to operate in
>>> both analog mode (25 kHz- and 12 kHz-wide channels) and in digital mode
>>> (12.5 kHz- and 6.25 kHz-wide channels).
>>>
>>> NEXEDGE™ was designed to provide advanced communication solutions that
>>> meet the needs of private enterprise and public sectors today and in the
>>> future. NEXEDGE™ includes features such as:
>>> • FM Analog @ 25 & 12.5 kHz Channels
>>> • NXDN™ Digital @ 12.5 & 6.25 kHz Channels
>>> • Compliant with current frequency assignments
>>> • Easily converts to very narrow bandwidths in the future
>>>
>>> The FCC has stipulated that public safety systems transition to 12.5
>>> kHz-wide channels by January 2013 and has mandated that equipment vendors
>>> develop equipment capable of operating on 6.25 kHz-wide channels by January
>>> 2011.
>>>
>>> Fonte: Nexedge Radios Inc
>>> --
>>> Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
>>>
>>> http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT
>>>
>> --
>> Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
>>
>> http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT
>>
>
>
>
> --
> Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
> http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT
>
>
>
> --
> =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
> Callsign: CS7ABP
> QRA: Pedro Ribeiro
> GRID Locator: IM58mr
> QTH: São Francisco, Alcochete, Portugal
> NET: http://www.qrz.com/db/CS7ABP
> =-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=
>
> --
> Para mais informações/opções visite o site, e edite a sua conta:
> http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT
>
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20130117/64e924cc/attachment.html
Mais informações acerca da lista CLUSTER