ARLA/CLUSTER: Financiamento colectivo para projectos comuns

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 16 de Janeiro de 2013 - 17:13:49 WET


Crowdfunding, o que é?

Crowdfunding, traduzido para o português como Financiamento coletivo ou Financiamento colaborativo,  é a obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas e não só, interessadas na iniciativa.

O termo inglês crowdfunding parece ter sido criado pelo empresário americano Michael Sullivan, entusiasta de projetos desse tipo, em 2006, mas o uso do financiamento coletivo tem um antigo precedente para arrecadação de fundos para filantropia.

O financiamento coletivo recebeu atenção renovada para outros fins com o advento da Internet quando transações financeiras de longa distância e sistemas de micropagamento se tornaram viáveis e de baixo custo, e a agregação de um número grande de pessoas físicas ao redor do mundo interessadas num certo assunto se tornou factível.

Em Portugal, temos no radioamadorismo entre outros os projetos, os refletores do sistema D-Star, sendo o ultimo o DCS012, que são um bom exemplo e que certamente podem e devem ser extendido a outras iniciativas comuns.

João Costa (CT1FBF)






Mais informações acerca da lista CLUSTER