ARLA/CLUSTER: Ubuntu lança sistema operativo para dispositivos móveis

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 7 de Janeiro de 2013 - 10:01:44 WET


Principal 'software' de código aberto vai comercializar nova plataforma em 2014.

'Smartphones' com 'software' Ubuntu

O sistema operativo Ubuntu (de código aberto) vai lançar-se no mercado dos dispositivos móveis. Irá, assim, fazer concorrência aos quatro líderes da indústria - Android, iOS, Windows Phone e BlackBerry - e também ao novo Firefox OS.

A equipa da Canonical, responsável pelo sistema operativo, já afirmou que o seu primeiro software móvel está pronto a ser apresentado na CES, feira internacional de eletrónica que vai celebrar-se entre 8 e 11 de Janeiro, em Las Vegas (EUA).

O interface deste sistema é muito semelhante ao Ubuntu para PC. "O nosso objectivo é fazer algo extraordinário que ainda não exista: uma plataforma para todas as classes de navegação, para telefone, tablet, computador, televisão", explica o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, no vídeo de apresentação publicado online.

Os telefones com este sistema deverão começar a ser comercializados no início de 2014. No entanto, as versões beta estão já em circulação entre usuários seleccionados. Os smartphones que receberem a plataforma terão também uma função chamada desktop convergence, que transformará o aparelho num PC quando ligado a um teclado e um monitor.

A principal diferença entre o Ubuntu e o Android é que o novo sistema conta com o programa Java Virtual Machine, que segundo a Canonical tornará possível o uso dos principais aplicativos com um gasto de memória reduzido.

Fonte: Ciência Hoje
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20130107/8323a74a/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER