ARLA/CLUSTER: Tarde de sábado na LUA: Qual o setup mínimo para conseguir um contacto eme em 1,2 Ghz?

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quarta-Feira, 20 de Fevereiro de 2013 - 21:43:58 WET

De: ct1dmk <ct1dmk  gmail.com>
Data: 20 de fevereiro de 2013 13:39
Assunto: Re: Res: [CT-Com. & Tec.] Tarde de sábado na LUA
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Viva,

> Não sei se referiu as suas condições....

acho que não referi, mas estão na minha página web...
5.6m dish / 1.5kW / 0.32dB NF / Transv. + SDR caseiros.

> Qual o setup mínimo para conseguir um contacto eme em 1,2 Ghz?

Será que quando diz "um" contacto quer mesmo dizer apenas um?
pois para isso uma estação muito pequena pode dar, marcando
um sked com uma mega-estação e usando modo digital etc.
Mas isso seria um caso isolado e uma experência pontual,
uma yagi e 50W poderá ser possível (acho que já houve um ou
outro QSO assim).

Mas eu dou a resposta completa, mas tenho de detalhar para
vários objectivos diferentes pois os minimos dependem do que se pretende.

Modos JT p/ QSO's apenas com as super-estações:
ant de 1.8m + 100W.
(uma meia dúzia de QSO's apenas)

Modos JT p/ QSO's com quase todas as estações JT:
ant de 2.5m a 3m + 250W.
(mas em 1.2GHz há pouca actividade em modos digitais
portanto não se vai fazer muitos QSO's)

CW p/ QSO's apenas com as super-estações:
ant de 2.5m a 3m + 150W.

CW p/ QSO's com quase todas as estações
ant de 3m a 3.5m + 300 a 400W
(há mais de 300 estações ao alcance)

SSB p/ QSO's apenas com as super-estações:
ant de 3m a 3.5m + 300 a  400W.
(a mesma estação que permite fazer CW sem dificuldade
permite fazer SSB com os grandes)

Acima dos minimos, uma Estação boa para EME em 1.2GHz
seria algo como: ant 4m e 600W. Daqui para cima.

lc
dmk

On 2/20/2013 1:02 PM, ct1hix  sapo.pt wrote:

> Boas
> Não sei se referiu as suas condições....
> Qual o setup mínimo para conseguir um contacto eme em 1,2 Ghz?
>

> Gomes op. CT1HIX
> http://www.ct1hix.webs.com/

Para mais informações/opções visite o site:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias