ARLA/CLUSTER: Escutar os ecos no Asteroide 2012 DA14 por Carlos Gorjão (CR5RAD/CR7AFN)

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 14 de Fevereiro de 2013 - 17:49:21 WET


Caros Colegas
 
Antes que apareça por aí algum radioastronomo.... Deixem-me corrigir a pontaria das antenas ... Deveremos apontar para NE ( 55º )  e a trajectória em arco será em direcção aos 10º. 

Não será necessário elevação ... O que será bom para quem não tem elevação.
 
As minhas desculpas ... 
Esta informação é fiável  ( ... da Universidade de Coimbra ) !
 
73 de Carlos Gorjão
CR5RAD/CR7AFN

**************************************************
 
Para os colegas interessados em scatering aqui vai o que penso fazer para monitorizar a passagem deste asteróide  de cerca de 40 metros em vôo rasante no dia 15 de Fev. !!!!
 
Pelas informações que tenho  a passagem faz-se no sentido Sul - Norte pelas 19 h 25 m  e a uma velocidade da ordem dos 20 Km/s e passará a uma distância da terra da ordem dos 29000Km ... Os satelites geoestacionários estão por perto !!!
 
Vou utilizar o radar Graves ( Francês em Dijon), que transmite nos 143.0503 Mhz  ... Eu costumo na reflexão lunar sintonizar nos 143.049  Mhz em USB para ter um sinal audio nos 1 KHz. Atenção ao efeito de Doppler .
 
Para visualizar a passagem dever-se-á utilizar um espectograma em watterfall ... Para isso utilizar um PC com um programa que pode ser o Spectran , e ligar o áudio do RX à entrada de microfone do PC através de um atenuador para não saturar a soundcard.
 
Vou apontar a minha yagi para sul com uma elevação DA ordem dos 30 º .... Ainda estou a fazer OS cálculos geométricos dado que o radar  transmite para sul e com elevação entre 15º e se não me engano 60º. 
 
Quem não tem elevação na antena talvez  não haja problema porque o lóbulo principal terá ganho em várias elevações ( depende DA antena mas é normal que tenha vários lobulos no plano vertical ).
 
Um LNA com uma figura de ruído boa e um bom ganho ajudará ... O meu tem 25 dbs e 0.25 dbs de NF.
 
Vêr simulador DA NASA para objectos próximos  http://ssd.jpl.NASA.gov/sbdb.cgi?sstr=2012 DA14;orb=1 
 
Gráficos com a trajectória e hora ( 19 h 25 m hora local ). http://astropt.org/blog/2013/02/02/asteroide-quase-bate-na-terra/
 
Caso a vossa investigação resulte em alguma contradição com a minha abordagem avisem !!
 
73 de Carlos Gorjão
CS5RAD/CR7AFN
 carlos.gorjao  netcabo.pt

Para mais informações/opções visite o site:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias
 
 
 



Mais informações acerca da lista CLUSTER