ARLA/CLUSTER: Asteroide 2012 DA14 em vôo rasante no dia 15 de Fev.

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Domingo, 3 de Fevereiro de 2013 - 14:15:33 WET

De: carlos.gorjao  netcabo.pt <carlos.gorjao  netcabo.pt>
Data: 3 de fevereiro de 2013 10:32
Assunto: [CT-Com. & Tec.] Asteroide 2012 DA14
Para: ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com

Para os colegas interessados em scatering aqui vai o que penso fazer para
monitorizar a passagem deste asteróide  de cerca de 40 metros em
vôo rasante no dia 15 de Fev. !!!!

Pelas informações que tenho  a passagem faz-se no sentido Sul - Norte pelas
19 h 25 m  e a uma velocidade da ordem dos 20 Km/s e passará a uma
distância da terra da ordem dos 29000Km ... Os satelites geoestacionários
estão por perto !!!

Vou utilizar o radar Graves ( Francês em Dijon), que transmite nos 143.0503
Mhz  ... Eu costumo na reflexão lunar sintonizar nos 143.049  Mhz em USB
para ter um sinal audio nos 1 KHz. Atenção ao efeito de Doppler .

Para visualizar a passagem dever-se-á utilizar um espectograma em
watterfall ... Para isso utilizar um PC com um programa que pode ser o
Spectran , e ligar o audio do RX à entrada de microfone do PC através de um
atenuador para não saturar a soundcard.

Vou apontar a minha yagi para sul com uma elevação DA ordem dos 30 º ....
Ainda estou a fazer OS calculos geometricos dado que o radar  transmite
para sul e com elevação entre 15º e se não me engano 60º.

Quem não tem elevação na antena talvez  não haja problema porque o lobulo
principal terá ganho em várias elevações ( depende DA antena mas é normal
que tenha vários lobulos no plano vertical ).

Um LNA com uma figura de ruído boa e um bom ganho ajudará ... O meu tem 25
dbs e 0.25 dbs de NF.

Vêr simulador DA NASA para objectos próximos
http://ssd.jpl.NASA.gov/sbdb.cgi?sstr=2012 DA14;orb=1

Gráficos com a trajectória e hora ( 19 h 25 m hora local ).
http://astropt.org/blog/2013/02/02/asteroide-quase-bate-na-terra/

Caso a vossa investigação resulte em alguma contradição com a minha
abordagem avisem !!

73 de Carlos Gorjão
CS5RAD/CR7AFN

Para mais informações/opções visite o site:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias<http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias?hl=en?hl=pt-PT>