ARLA/CLUSTER: Ajuda: rotor tipo / estilo AR300XL - troca de fase

Terça-Feira, 20 de Agosto de 2013 - 20:26:41 WEST

Boa noite.

Tenho andado em trabalhos no qth e também a montar a minha estação.

Adquiri uma dual band LAFAYETTE MA2000 ( copia da x200) e um rotor simples
para uma yagi dual band, que se porta muito bem, com 4+5, mais uma skywire
quadloop de 172 metros.

Ontem depois de tudo montado e bem alinhado (mentira), testei logo o rotor
para ver se tinha deixado o cabo com largura quanto baste, e ver o menino a
trabalhar. estava ok, larguei as coisas e fui para 2 metros. De manhã,
desliguei a unidade de comando do rotor e meti então o cabo de comando para
dentro do buraco que fiz para os cabos todos.

A asneira vem aqui, como estava meio ensonado troquei a 1 fase pela 3 fase
e só me apercebi muito depois, quando estava a tentar seguir um NOA e
comecei a estranhar escutar melhor com a omnidirecional do que com a yagi
direccional.

Asneira, o rotor não mexe.

A unidade de comando está a trabalhar ok mas o rotor lá em cima está quieto.

Estranho sim que, o rotor voltou á posição de origem, está para norte
quando não estava quando o deixei ontem á noite.

Já contactei o vendedor e disse-me que me dava feedback amanhã,
eventualmente...

Da experiência que tenho em motores triásicos com unidade de comando, é só
a experiência  das aulas de estar a criar unidades de comando para motores
triásicos, arranques estrela triângulo, com contactores, inversores,
temporizadores etc.

Confesso que nem sei por onde começar para resolver este disparate, não
estou a conseguir raciocinar por estar bastante aborrecido comigo mesmo.

Solicito ajuda e se já alguém também fez o disparate que fiz num rotor com
3 dias.

73,

CS7AEL

--