ARLA/CLUSTER: RE: Duelo ao Pôr do Sol - 7.070MHz LSB

Filipe Ferreira filipect1ddw hotmail.com
Terça-Feira, 20 de Agosto de 2013 - 11:14:06 WEST


Há algum tempo que este confronto decorre, não na faixa de Gaza mas na banda de radioamador dos 40 metros concretamente em 7.070MHz LSB, tal como no faroeste assim que se põe o Sol. No último fim de semana ocorreu um pico de tensão perto das 23.00hr, quando um dos "generais romanos" - Massimo, alpendorado dos seus KiloWatt e das suas antenas direccionais e ostentando a usual surdez com quem geralmente ocupa essa Frequência - os CTs e outras estações de expressão portuguesa! Tal como um gladiador romano no meio do coliseu, desatou à espadeirada com as usuais chamadas por cima de tudo o que estava em conversação.
Choveram as reclamações que secundaram em protestos em fluente italianoguês, ao que se juntaria uma estação EA de origem portuguesa que não olha a limites no que toca ao vernacular, que me cora de vergonha pelo requinte dos insultos que profere em português, espanhol e italiano sem que ninguém o modere. Acentuando tónicamente o "filho da p..." repetido à enémisa vez em italiano, português e espanhol.Aparecem depois os "bombardeiros de voo picado" que largam as suas bocas e os "fanculos" no meio da refrega.No meio da batalha o Massimo, Nicola e associados, estóicamente continuam as suas chamadas e pseudo QSOs sabendo que contra a força bruta não há resistência ao que o destemido espírito lusitano responde com a acção de guerrilha, atirando setas nas pausas dos italianos. Surgem depois os jammers e as sirenes e o epílogo da escaramuça é a confusão total.
Em choque frontal contra o poder convencional dos italianos a guerrilha lusitana não obtém resultados pelo que se assiste à escalada com a utilização de tudo o há em casa em matéria de amplificadores, excitação e distorção máximas! O conflito dura há muito, sem tréguas nem mediadores de Paz.Parece-me um marcar de posição o que os italianos fazem adoptando a técnica canina da marcação de território, entrincheirando-se.A acompanhar a escalada técnica sobe o tom dos insultos, sem que os portugueses se recordem que sendo escutados em todo o planeta e far beyond não dignificam própriamente a língua de Camões e Saramago com a sua aplicação vernacular à quinta potência, para além do que prejudicam a imagem dos outros radioamadores portugueses e do radioamadorismo em geral.
Investigando um pouco os antagonistas verifiquei que o Massimo só tem QSOs efectuados e registados em 7.070MHz, presumo que não terá só esse "canal" no transceptor mas poderá ter o amplificador e sistema de antenas afinados para essa Frequência. Quanto ao Nicola penso que será parecido, pelo que apelo à sensatez dos CTs para escolha de outras Frequências em caso de provocação.
- A questão que se impõe é saber se a banda dos 40 metros, agora alargada para os 7.200 MHz, não poderá ter outra Frequência para além dos 7.070 que evite este conflito latente?
- Do mesmo modo ouso perguntar se não seria útil dar desprezo e indiferença aos que nos envergonham com a utilização insultuosa da nossa língua portuguesa?
Como costuma dizer CT1BAT "esta é, salvo melhor, a minha visão".73 de CT1DDW
 

 		 	   		  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20130820/7f95cf4e/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER