ARLA/CLUSTER: Astrofesta 2013 - A festa anual dos apreciadores do céu noturno

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 6 de Agosto de 2013 - 10:19:36 WEST


A Astrofesta é um evento anual onde o mote é partilhar o Cosmos. É um encontro de astrónomos amadores e profissionais, centenas de pessoas curiosas e fascinadas pela ciência dos astros. Trazem os seus telescópios, binóculos, filtros, câmaras e passam duas noites de verão observando o universo e aprendendo mais sobre astronomia. As palestras vão rodando pela história da Astronomia, a investigação espacial, a astrofísica, os fenómenos planetários e do sistema solar, etc., etc.. Partilham-se experiências, mostram-se equipamentos, acessórios, livros e sobra ainda a convivência refrescante dos amantes da natureza. Este é o espírito da Astrofesta!
Com o objetivo de sensibilizar o público para a ciência, o evento conta ainda com atividades variadas como sejam observações solares, histórias para os mais pequenos, exposições, passeios pela Mina e o montado alentejano, pois... este ano a Astrofesta realiza-se no Centro Ciência Viva do Lousal<http://www.lousal.cienciaviva.pt/home/> nos dias 9, 10 e 11 de Agosto, o fim de semana perto do quarto crescente<http://oal.ul.pt/atividades-e-servicos/calendario/action:week/exact_date:10-8-2013/cat_ids:25/tag_ids:19/>.
A entrada é livre e qualquer pessoa (mesmo sem telescópio) está convidada a participar. Durante a Astrofesta, todos os participantes podem visitar gratuitamente o CCV do Lousal. Inscreva-se aqui<http://astrofesta2013.oal.ul.pt/inscricoes/>.


É uma iniciativa conjunta do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da UL<http://www.mnhnc.ul.pt/portal/page?_pageid=418,1&_dad=portal&_schema=PORTAL>, através do Observatório Astronómico de Lisboa<http://oal.ul.pt>, e do Centro Ciência Viva de Constância<http://constancia.cienciaviva.pt/home/>.

Tem a participação activa da Associação Portuguesa dos Astrónomos Amadores<http://apaaweb.com/v2013/> e do Centro de Astronomia e Astrofísica da UL<http://caaul.oal.ul.pt>. A organização local e gestão em 2013 é da responsabilidade do Centro Ciência Viva do Lousal<http://www.lousal.cienciaviva.pt/home/>. Desde o seu início que as Astrofestas têm sido apoiadas pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica<http://www.cienciaviva.pt/home/>.

Já está disponível o poster da Astrofesta 2013<http://astrofesta2013.oal.ul.pt/documentos/poster-astrofesta-2013-a3.pdf>, em PDF, tamanho A3.
Fonte: Centro Ciência Viva do Lousal<http://www.lousal.cienciaviva.pt/home/>
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20130806/58a27273/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER