ARLA/CLUSTER: Pequeno relato dos contactos em 3cm entre CT1FGW e CT2GUR

João Costa > CT1FBF ct1fbf gmail.com
Quinta-Feira, 25 de Abril de 2013 - 01:18:23 WEST

*De:* ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com [mailto:
ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com] *Em nome de *J.Caria
*Enviada:* segunda-feira, 22 de Abril de 2013 17:57
*Para:* ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com
*Assunto:* [CT-Com. & Tec.] 3 cm****

** **

Olá,****

** **

Aqui vai um pequeno relato dos contactos em 3cm entre mim CT1FGW e o Paulo
CT2GUR para ver se convencemos mais alguém de que isto é muita fixe.****

** **

O meu plano inicial (plano A) era colocar a antena (com o equipamento
pendurado) na minha janela de sótão. Acontece, como quase sempre acontece
nos planos A, que a minha torre está exatamente a Norte e ainda que esteja
a uns 6 ou 7m de distância, como o feixe é muito estreito decerto que
causaria uma obstrução.****

** **

Plano B, levar o equipamento todo para o andar inferior e colocar tudo na
varanda, (o rádio de VHF que uso para IF pesa 18Kg). Quando o Paulo chamou,
eu nem estava perto do rádio mas deu logo para perceber que estava lá
alguém. O sinal era muito fraco e tinha um QSB muito lento mas por vezes
dava para perceber o que o Paulo dizia. Em CW teria sido uma cópia
confortável.****

** **

A reportagem do Paulo para mim era semelhante, estivemos em contacto
durante bastante tempo, vira a antena para aqui vira para ali mas por causa
do QSB não é fácil apanhar um ponto ideal.****

** **

O facto de ter descido um andar não me agradou nada e então passei ao plano
C. Voltei para o sótão, tirei umas telhas e enfiei a antena no intervalo.
Claro que o Paulo ficou com inveja e também resolveu ir para o telhado.****

** **

Resumindo, fizemos vários contactos a diferentes horas do dia, sábado e
domingo. Por vezes, o sinal era perfeitamente audível e claro, mas o QSB,
ainda que não sendo forte, afecta muito porque o sinal é muito marginal. O
nosso problema não é a distância mas sim o facto de entre nós haver um
grande obstáculo. O Paulo diz que é uma serra com candeeiros?****

** **

A seguir? Bom, vou atacar a antena parabólica que sempre dará mais uns
dBzitos. Posso pegar nas tralhas e ir para o castelo (espero que a GNR não
me veja). O Paulo também levantou a hipótese de ir para a tal serra com
candeeiros.****

** **

Agora o importante. Se o colega está farto de consultar os catálogos dos
equipamentos feitos por americanos, japoneses e agora chineses, se está
farto de dar 599, gosta de trabalhar em canalizações, visitar o sucateiro,
cheirar fumo (neste caso fumo legal, do ferro de soldar) e andar pelos
telhados com as tralhas às costas, isto é o que lhe convém. ****

** **

Agora a sério. Se tivesse sido tiro e queda, não teria tido 1/10 da piada.
Foi como que voltar cinquenta e muitos anos atrás, quando os meus contactos
eram mais uma casualidade do que uma certeza.****

Isto é a história vista do meu lado, o CT2GUR que conte a realidade dele.***
*

** **

Estação de 3cm:****

** **

Antena: um funil (horn) com 22dBi de ganho.****

Potência de saída: 1W****

Receptor: NF do sistema um pouco acima de 1dB. IF 144MHz****

LO: oscilador a cristal de 106.5 multiplicado para 5112MHz. O oscilador é
estabilizado por um PLL do tipo “sample and holdâ€, a referência pode ser um
OCXO de 13MHZ (do sucateiro) ou GPS.****

** **

73****

João****

CT1FGW****

Para mais informações/opções visite o site:
http://groups.google.com/group/ct-comunicacoes-e-tecnologias