ARLA/CLUSTER: Agenda radioamadoristica nacional para este fim de semana

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 12 de Abril de 2013 - 17:29:12 WEST


Para amanhã, sábado, dia 13 de Abril realizam-se as seguintes atividades nacionais previamente anunciadas;

CR5IARU: estação especial Dia Mundial do Radioamador 2013.
A Rede dos Emissores Portugueses irá, entre amanhã  e a próxima sexta-feira, dia 19 de Abril, ativar uma estação especial comemorativa do Dia Mundial do Radioamador, que se festeja a 18 de abril, subordinado este ano ao tema Radioamadorismo: A entrar no segundo centenário de comunicações de emergência. Recordamos que foi  18 de Abril de 1925 que foi  fundada a International Amateur Radio Union (IARU), organização que reúne atualmente 165 membros. A nível mundial, vão estar ativas dezenas de estações especiais nesse dia. 
A estação especial da Rede dos Emissores Portugueses, terá o indicativo CR5IARU e irá estar ativa em todas as bandas e em vários modos.


Um Dia Nacional de CW 2013.
 Promovido pelo Núcleo de Radioamadores da Armada e a Rede de Emissores Portugueses, organiza-se amanhã, a partir das 08H00 UTC e em mais 3 períodos destintos "Um Dia Nacional de CW QRS" vocacionado especialmente para  os iniciados amantes da radiotelegrafia. 
Por ocasião da celebração do Dia Mundial do Radioamador, vão estas duas organizações de radioamadores assinalar a efeméride com uma atividade conjunta em CW. Encorajamos por isso todos os colegas a deixar de lado eventuais receios de manipular as chaves de morse e em vez disso encararem esta como uma oportunidade excelente para a prática da modalidade. Lembramos que é dever e ética dos participantes mais destros, darem o seu contributo para que os colegas iniciantes venham a tornar-se exímios operadores. Todos começamos por algum lado e em algum momento. Este é o lado. Este é o momento.
Assim, convidam-se todos os colegas radioamadores nacionais com apetência pela prática de CW a participarem. O regulamento desta atividade pode ser consultado diretamente nos sítios da internet da REP ( www.rep.pt ) e do NRA (www.nra.pt ) .
Principais dados da atividade:
Data: 13 de Abril de 2013 
1º período: das 08:00 UTC às 12:00 UTC
 2º período: das 14:00 UTC às 18:00 UTC
 3º período: das 20:00 UTC às 23:59 UTC  
Bandas: 10, 15, 20 e 40 metros
 Modos: CW
 Multiplicadores: estações CS5NRA e CT1REP 
 Categorias: Monoperador 
Data limite de envio dos logs: até 20 dias após a data do evento


Global Simulated Emergency Test.
 A REP-SCERA - Serviço de Comunicações de Emergência de Radioamadores da Rede dos Emissores Portugueses está a organizar três exercícios de comunicações de emergência a realizar durante o mês de Abril integrados no IARU Global Simulated Emergency Test. Estes exercícios realizam-se amanhã, sábado, entre as 11H00 e as 15H00 locais de cada país e ainda no dia 20 de Abril entre as 10H00 e as 14H00 UTC (para a IARU região 1) e tem como objetivos:
 . Incrementar o interesse pelas comunicações de emergência.
 . Testar a usabilidade das frequências CoA nas regiões ITU.
 . Criar práticas internacionais de comunicações de emergência.
 . Praticar a retransmissão de mensagens utilizando todos os modos.
 O exercício decorrerá nas frequências Centro de Actividade (CoA) recomendadas pela IARU nas diferentes regiões mundiais ou perto destas, pelo que se deverá manter as mesmas o mais livre possíveis durante o período do exercício. Para mais informações consulte o sitio da internet da Rede dos Emissores Portugueses em www.rep.pt 


Exposição da Feira da Rádio ARBA 2013 
A Associação de Radioamadores da Beira Alta organiza, amanhã, mais uma edição da Exposição da Feira da Rádio A.R.B.A.
A Exposição decorrerá no centro da cidade de Viseu no Pavilhão Multiusos - EXPOVIS. 
Dados a reter:
 Data: 13 de Abril de 2013
 Horário: entre as 09:30 e as 17:00 horas (encerramento para almoço entre as 13:00 e as 14:00)
 Local: Pavilhão Multiusos - EXPOVIS - Rua Padre Costa, Viseu
 Coordenadas GPS: 40,6638 N / 7,9138 W ou 40° 39' 49,68" N / 7° 54' 49,68" W
 Organização: Associação de Radioamadores da Beira Alta


Palestra e formação da ARLC: Iniciação aos Repetidores e "Echolink" por CT1FHI.
 Também amanhã, sábado, a partir das 14H30  tem a Associação de Radioamadores da Linha de Cascais - ARLC agendada mais uma das suas palestra / ação de formação abertas ao público em geral e de inscrição gratuita.
A Palestra é sobre Iniciação aos Repetidores e "Echolink"  e é ministrada pelo colega Jorge Cardoso ( CT1FHI)
Horário: 14:30 / 18:00 h
Local: Junta de Freguesia de Cascais - Centro de Convívio Bairro do Rosário_ Rua Paulo da Gama, N.º 114, Bairro do Rosário - Cascais
Para Inscrição: Enviar e-mail para palestras  arlc.pt indicando nome, email, telefone e palestras / formações a inscrever-se.
Para outras palestras / formações, consultar o plano anual de atividades da Associação de Radioamadores da Linha de Cascais em: http://www.arlc.pt 


Emissões SSTV via CQ0UARB
Para finalizar e a partir das 21H30  a  Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano vai voltar ao seu desafio  mensal para quem gosta de praticar radiocomunicações... mas quer ir um pouco para além da telefonia.
Se está ao alcance da estação repetidora CQ0UARB em UHF, Canal: RU752, TX Repetidora: 439,400 MHz, localizada na Serra da Arrábida no distrito de Setúbal (área de cobertura normal: Grande Lisboa e Vale do Tejo, mais grande parte do Alentejo) não deixe de participar nas emissões de SSTV que começaram aproximadamente às 21H30 de sábado, podendo prolongar-se até às 03H00 de domingo (Horário de Portugal continental).
Basta um emissor / receptor de FM (F3E) em UHF com tom de proteção de 74,4 Hz, uma ligação à placa de som de um computador pessoal, um programa gratuito de SSTV e... algumas instruções simples.
Dado que as emissões de SSTV são intervaladas e acompanhadas por telefonia analógica, o uso da repetidora não será alterado, sendo mesmo permitidas chamadas de emergência ou conversas pelo meio, como em qualquer QSO habitual.


Para hoje, sexta-feira, encontra-se prevista a emissão de mais uma edição do Rádio Jornal da Associação de Radioamadores da Beira Alta.
 A emissão do rádio jornal decorrerá cerca das 22:00 de Portugal continental e poderá ser escutada em vários dos repetidores propriedade da ARBA, de que salientamos o RV48 da Serra da Estrela (145,600 MHz) e na banda dos 80m nos 3727 kHz (+ - 5kHz consoante o QRM ou ocupação da frequência).

Bom fim de semana a Todos e participem nas múltiplas atividades previstas.

Fonte consultada e recomendada: CT-Spot Radioamadorismo em Portugal.

João Costa (CT1FBF)

João Costa (CT1FBF)





Mais informações acerca da lista CLUSTER