ARLA/CLUSTER: Dentro de momentos, teremos testes em 160m, cerca 21H00 em 1840kHz - LSB

Jose Albuquerque ct1aoz gmail.com
Quinta-Feira, 20 de Setembro de 2012 - 11:25:11 WEST

Olá bom dia

Quero agradecer a todos os que de uma forma direta e indireta compareceram
ao test feito nos 1840.

Muito obg pelas reportagens comparativas que fizeram o favor de dar o que
nos dá uma ideia real do comportamento das nossas antenas.

Gostei de ouvir todos os que apareceram e destaco o Carlos CT1QP e o
Adelino CT1AL.

Minhas conclusões:

A banda dos 160 metros é uma banda excelente mas não perdoa... separa os
fortes dos fracos e ponto final.
Os 160 necessitam mesmo de ''a n t e n a''  a sério pois de outra maneira
não se é escutado nem escuta por causa do enorme (sinalruido).
Montar um fio numa cidade é mesmo um desastre pois a ruideira é infernal e
inibe qualquer um a aparecer...
Uma boa solução é mesmo um V invertido mas atenção que serão cerca de 39
metros para cada lado, um L com cerca de 1/4 de onda é tambem uma boa
solução mas lá está serão sempre cerca dos 39 metros e um grande plano de
terra (radiais) no ponto de ataque do cabo coaxial pois sem isso o
rendimento é muito mas mesmo muito pequeno e lá está o ruido sobe
drásticamente.

Os 160 não tem nada mas mesmo nada a ver com os 80 ou 40... a forma de
propagação é tão esquesita que por vezes estamos a escutar os USA e nada da
EU e logo a seguir entram os Russos e os USA vão embora é muito giro ver
esse fenómeno.

Bem vamos lá a por os arames afinadinhos para se fazerem mais testes num
futuro próximo.

Deixo um desafio que é começarem a pensar nos 50Mhz. outra banda
suigéneres  hihi.

Um abraço e até logo nas bandas de DX...

J.Albu
CT1AOZ