ARLA/CLUSTER: Montar antenas

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2012 - 12:49:09 WEST


Prezado Colega CT5KEM.

"A polarização das antenas vai depender daquilo que quiser fazer."

Esta é sem qualquer margem para duvidas a afirmação fundamental que o Renato, e bem, aqui deixou em primeiro lugar.

Relembro que uma diferença, Vertical versus Horizontal entre correspondentes, que teoricamente é da ordem de -20 dB (atenuação de 100 vezes!), mas que na prática pode ultrapassar os -40 dB (atenuação de 10.000 vezes!) a maiores distancias, é algo que ninguém deseja para contactos, pois já nos basta em VHF e UHF a atenuação dos cabos coaxiais e conectores. É aqui, BONS cabos coaxiais e conectores, que muitos se esquecem de apostar e que é tão ou mais importante que tudo o resto

Quanto à distancia a colocar as antenas direcionais para a mesma banda uma da outra, enfasadas ou não, tudo depende se estamos a utilizar antenas idênticas ou não. Se forem idênticas, o caso é relativamente mais fácil pois os próprios fabricantes, recorrendo a alguns cálculos matemáticos para otimização que levam em conta fundamentalmente o numero de elementos e o comprimento do boom, deveram  informar-nos dessas distancias tanto para enfasamento como não.

Depois, poderemos ir para a teoria "pratica" entre bandas diferentes. Basicamente, elas deverão estar dispostas umas das outras conforme a frequência de operação que elas trabalham, ou seja, a antena de baixo deverá ter 1/2 onda de distância da antena de cima. Exemplo, caso ela seja de 6 metros será 3 metros, caso seja de 2 metros será de 1 metro e assim sucessivamente.  Podem ver o desenho aqui: http://www.ct1jib.com/index.php/articles/view/2.html 

Por sua vez ainda à poucos meses, sendo uma questão de procurar nos arquivos desta lista ( http://radio-amador.net/pipermail/cluster/ ) este assunto foi aqui abordado, partindo do site do nosso colega  Alexandre Moleiro (CT1GVN) sobre o titulo  "Antenas directivas Yagi em polarização horizontal no mesmo mastro"

Obviamente que o assunto é suficientemente complexo e não se esgota em meia dúzia de parágrafos.

João Costa (CT1FBF)




De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de Renato Encarnação
Enviada: quarta-feira, 19 de Setembro de 2012 00:58
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Montar antenas

Boas colega.

A polarização das antenas vai depender daquilo que quiser fazer.

Se quiser fazer contactos para repetidores de FM distantes ou contactos com colegas que, à partida, vão estar equipados com uma antena omnidireccional vertical, então deve montar as antenas na vertical.

Bem, e todos os outros motivos imagináveis apontam para montar as antenas na horizontal.

Acrescento, desde já, que a polarização horizontal é favorecida em termos de menor QRM. Quase todas as interferências geradas pela actividade humana têm polarização próxima da vertical, pelo que serão largamente atenuadas. Em SSB, nota-se bem, mas não faz grande diferênca, pois se o interlocutor estiver com um sinal razoavel, ouve-se bem. Agora em FM pode significar fazer o contacto, ou não o fazer.

O espaçamento deve ser de pelo menos 1 a 2 comprimentos de onda em 70cm, ou 70cm a 140cm, dependendo do tamanho do boom. Está provado que 140cm presta para todas as situações.

São as antenas de UHF que vão sofrer com a proximidade às outras, não esquecer.

O mesmo se diz das de VHF, que têm de estar mais de um boom de distância das de 50 ou 70 cm. 3 a 5 metros é uma boa medida.

Também não esquecer, e isto é imperativo no caso de utilizar um suporte metálico, de montar a antena na perpendicular ao suporte. Se utilizar um suporte de material não condutor, pouco importa, respeitando as regras acima.

Espero ter sido útil.

73, Renato





Mais informações acerca da lista CLUSTER