ARLA/CLUSTER: Montar antenas

Miguel Tomaz kongo127 hotmail.com
Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2012 - 10:40:53 WEST


 Ola Colega!  Creio que esta um pouco longe de operar legalmente nessa banda... Os 160m sao considerados uma banda muito seria e respeitada (as outras tambem). Com tantas antenas direccionais, creio que sejam de HF tambem.  Boa sorte!  CT2JUT, Miguel
 Date: Wed, 19 Sep 2012 01:26:36 +0100
From: ct5kem  sapo.pt
To: cluster  radio-amador.net
Subject: Re: ARLA/CLUSTER: Montar antenas






Obrigado Renato,eu fiz uma estrutura em tubo galvanizado que tem na horizontal 3,60m e na vertical 2,50m onde vou montar as antenas,ja agora um aparte...os radioamadores de categoria C (ct5) já podem operar nos 160 metros correcto?











Quoting Renato Encarnação <ct7abr  gmail.com>:

Boas colega.
 
A polarização das antenas vai depender daquilo que quiser fazer.
 
Se quiser fazer contactos para repetidores de FM distantes ou contactos com colegas que, à partida, vão estar equipados com uma antena omnidireccional vertical, então deve montar as antenas na vertical.
 
Bem, e todos os outros motivos imagináveis apontam para montar as antenas na horizontal.
 
Acrescento, desde já, que a polarização horizontal é favorecida em termos de menor QRM. Quase todas as interferências geradas pela actividade humana têm polarização próxima da vertical, pelo que serão largamente atenuadas. Em SSB, nota-se bem, mas não faz grande diferênca, pois se o interlocutor estiver com um sinal razoavel, ouve-se bem. Agora em FM pode significar fazer o contacto, ou não o fazer.
 
O espaçamento deve ser de pelo menos 1 a 2 comprimentos de onda em 70cm, ou 70cm a 140cm, dependendo do tamanho do boom. Está provado que 140cm presta para todas as situações.
 
São as antenas de UHF que vão sofrer com a proximidade às outras, não esquecer.
 
O mesmo se diz das de VHF, que têm de estar mais de um boom de distância das de 50 ou 70 cm. 3 a 5 metros é uma boa medida.
 
Também não esquecer, e isto é imperativo no caso de utilizar um suporte metálico, de montar a antena na perpendicular ao suporte. Se utilizar um suporte de material não condutor, pouco importa, respeitando as regras acima.
 
Espero ter sido útil.
 
73, Renato
 







_______________________________________________
CLUSTER mailing list
CLUSTER  radio-amador.net
http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster 		 	   		  
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20120919/eec5d317/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER