ARLA/CLUSTER: ANACOM: Liquidação da taxa anual de utilização do espectro radioeléctrico 2012

Victor Gomes ct1byk sapo.pt
Sexta-Feira, 7 de Setembro de 2012 - 21:06:44 WEST

... e blindar os testes da cat 3 resolvia alguma coisa?? Será que os
amdores da Cat 3 seriam assim melhores?? Será que o filtro dos 2 anos
não é já suficiente para garantir que só ficam no hobby os interessados??

Eu tambem sou do tempo em que se tirava a carta de Radioamador e só
muito depois se pedia a licença de estação. Os Amadores desse tempo e
outros mais antigos sabem porquê!! Era preciso ter uma estação
devidamente equipada e isso custava sempre alguns trocados...

Na minha pobre opinião o banco de perguntas deveria ser publico!! Não
viria mal nenhum ao mundo e o futuro do radioamadorismo, os jovens,
estava assim facilitado. Todos se lembram dos testes do exame de codigo
de condução??? Alguem passou por decorar as perguntas ou passou porque
treinou muitas vezes??

Quando fiquei a saber que um "miudo" de 12 anos se quiser passar no
exame para Cat 3 tem que conhecer para alem do Decreto lei cheio de
siglas, mais os procedimentos cheios de citações e mais siglas, o IBP
mais as decisões da ITU e ainda saber quais as bandas que os autores das
perguntas acham que são (devem ser ) utilizadas em comunicações de curta
ou de longa distancia.!!

Agora tenho um problema em mãos... estou a preparar um candidato dessa
idade e para mal dos meus pecados as decisões da UTI, IARU, CEPT e
outras que tais estão em ingles, e o meu curso não foi tirado ao domingo
logo não incluia ingles tecnico.

Valeu-me, realmente, olhar para alguns desses testes para chegar à
conclusão que só com uma grande dose de sorte o candidato em questão
passará nestes testes feitos para adultos já familiarizados com estas
andanças.

Claro que alguem me vai dizer que já um "miudo" fez um exame
excepcional  e bla bla bla....

Mas quantos são os que sendo menos miudos já o fizeram??

Caros Colegas só a quantidade trará qualidade....
73
CT1BYK