Re: ARLA/CLUSTER: SAQ (Alternador Alexanderson) vai transmitir a 24 de outubro, no Dia das Nações Unidas.

Paulo Faria pauloafaria sapo.pt
Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2012 - 12:55:32 WEST

Obrigado João Gonçalves.

Defacto é sempre sensacional poder escutar estas coisas.
Sou um rádio-escuta fervoroso.
Apesar de ter ficado algo receoso com um tópico que referia a legalidade
das escutas etc...
Penso que as leis deveriam ser feitas com algum cuidado, porque não se
pode misturar o "carteiro que abre as cartas", com um radioamador ou
rádio-escuta.
Se todas as leis fossem cumpridas à risca, nem podiamos exalar mais do
que  60 vezes por dia, por estarmos a produzir demaziado dióxido de
carbono...
Desculpem-me este desabafo, mas há coisas escandalosas.
Mas vamos ao que importa:

O sistema que utilizo para estas escutas, há vários anos, consiste num
vulgar compurador a correr o sistema operativo Windows7, uma placa de
som com alguns anos Creative SB Live 24 USB, a antena desta vez, foi um
loop de 80 metros a 15 metros do solo na configuração horizontal;
costumana ser um fio com 380 metros a apenas 1 metro de altura  montado
em estacas com isoladores, mas a erva cresceu demais e tive que o tirar
para limpar.

As escutas costumam ser boas, mas o tempo está mau, e, desta vez foi
como poderão constatar no vídeo que estou a carregar para o youtube, que
poderão visionar em http://youtu.be/DQVB3YnJeEQ , o resultado não foi o
melhor.
Durante os meses de inverno, madrugada dentro, este sistema funciona
muito bem. Tinha preparado um oscilador de batimento para escutar no
rádio de HF, mas, o misturador é artesanal e o sistema não é
suficientemente efectivo para lidar com sinais desta natureza. Tem
demasiadas percas, devido ao material da sucata, que utilizei  na sua
construção.

Cumprimentos a todos, e, perdôem-me a extensão desta mensagem.

Obrigado a todos, de Paulo Faria CR8ABA in HM58pm.