ARLA/CLUSTER: Montagem de torre - Comprimento de espias

Afonso Marques amarques guiatel.pt
Terça-Feira, 9 de Outubro de 2012 - 16:12:11 WEST

Boa tarde .

E não só . Os isoladores servem também para fazer o seccionamento das espias de modo a que elas não tenham comprimentos críticos próximos de  1/4  do comprimento de onda , e seus múltiplos , das frequências em que se vai trabalhar . No Handbook poderão colher-se directamente dados sobre esses comprimentos a evitar.

73

CT1RH

________________________________

De: cluster-bounces  radio-amador.net em nome de Jorge Santos
Enviada: ter 09-10-2012 15:41
Para: Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER: Montagem de torre - Comprimento de espias

Boa tarde.

Pelo meu conhecimento, os isoladores colocados nas espias servem tão somente para evitar que a descarga de um raio na torre se sirva das espias para descarga à terra, evitando por esse meio a rotura da espia (ou espias) e a consequente queda da torre.

Isto é o que eu conheço, poderá no entanto haver quem se sirva da espia para tal. Existem colegas que utilizam o topo da torre para "lançar" uma antena em slope dando a ilusão de ser uma das espias.