ARLA/CLUSTER: Montagem de torre - Comprimento de espias

pedro_transistor sapo.pt pedro_transistor sapo.pt
Segunda-Feira, 8 de Outubro de 2012 - 22:42:25 WEST

Boa noite a todos,
  Á cerca de 2 meses montei uma torre no meu shack e espiei-a com cabos de
aço de 4mm. Espiei com 3 cabos de aço no topo da torre e com outros 3
cabos de aço pouco acima do meio. Não utilizei isoladores e o comprimento
dos cabos de aço foi o que foi necessário.

  Á dias em conversa com um colega ele disse-me que os cabos de aço deviam
ser cortados e isolados de X em X metros porque se ficassem com um
comprimento ressonante com alguma das frequências em que emito poderia
provocar atenuação nos sinais e alterar o diagrama de irradiação por
fazerem de elementos parasitas.

  Como desconhecia este fenómeno e porque quero melhorar o meu sistema de
antenas, peço a vossa ajuda no sentido de me explicarem como devo fazer e
o que devo fazer!

  Agradeço desde já a vossa boa vontade e ajuda!

  Cumprimentos 73
  Pedro Madeira
  CT2JQB
Um anexo em HTML foi limpo...