ARLA/CLUSTER: FW: REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIO DE TSUNAMI - NEAMWAVE12 (AMANHÃ E QUARTA)

Paulo Santos ct4dk.santos gmail.com
Terça-Feira, 27 de Novembro de 2012 - 16:54:45 WET

Boas João,

Pois mas quem fala assim é quem não percebe nada de comunicações de
catástrofe e apoia-se em teorias
que quando "elas" acontecem as mesmas caiem por terra eu pelo menos
posso dizer que tenho a experiência
pratica das mesmas, recordo-me que na Turquia (e não era simulacro, era
real) para se fazer uma comunicação
GSM por vezes estava-se 30 minutos consecutivos a tentar marcar para se
conseguir uma chamada de 2 ou 3 minutos

Por isso quando fui para lá preparei dois terminais satélite, rádios
portáteis VHF quanto baste, baterias de reserva
carregadores múltiplos, um radio de base VHF, um repetidor portátil um
radio de HF e respectiva antena, não fosse o terminal
satélite falhar e depois não podia comunicar para Portugal para passar
os SITREP ou pedir apoio logístico.

A missão correu ás mil maravilhas em termos de comunicações, tínhamos
sempre contacto com todas as equipas envolvidas no
resgate de vitimas sendo feita toda a coordenação com as mesmas,
sabia-mos em tempo real o que cada um estava a fazer.

73 de Paulo Santos, CT4DK