ARLA/CLUSTER: A Black Friday tecnologica em Portugal

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 23 de Novembro de 2012 - 15:07:40 WET


Hoje é a Black Friday,  um termo criado nos Estados Unidos para nomear uma mega ação de vendas anual com grandes descontos, que acontece sempre na 4ª sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças neste pais. A popularidade do evento é grande e muitos consumidores consideram os descontos oferecidos mais atrativos do que os do Natal. A ideia vem sendo adotada noutros países como o Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Brasil.



Em Portugal já existiram algumas tentativas mas a moda ainda não pegou muito por culpa da falta de ambição dos lojistas nos descontos apresentados. No entanto, algumas lojas marcam a data e chamando-lhe Black Friday ou não, aproveitam o fim de semana para reduzir preços.



Há também as multinacionais norte-americanas com lojas online em Portugal, como a Apple, que assumem a sexta-feira negra por tradição. A marca da maçã limita os descontos ao dia 23 e no "teaser" no site informa que o dia de compras nas usas lojas online será especial. O nível dos descontos, os Mac terão descontos na ordem dos 100 euros e a família iPad ficará por metade desse valor, por exemplo.



A Fnac, que costuma assinalar a data, este ano voltou a fazê-lo mas antecipou-se e lançou a Black Friday no fim de semana anterior. Para este fim de semana sobre as campanhas habituais que a empresa vai fazendo, para a loja online e lojas físicas. Os descontos da semana estão agrupados numa área especifica do site que pode consultar aqui<http://www.fnac.pt/Oportunidades-da-Semana/s101090?bl=HGAC>.  Claro que vale a pena olhar com atenção antes de se entusiasmar, porque se é verdade que há efetivamente bons descontos na lista, também há produtos que se mantêm exatamente aos mesmos preços. Esta semana a marca diz que tem produto com descontos até 72%.

Em lojas portuguesas como a Worten<http://www.worten.pt/> também será possível encontrar descontos - neste caso durante todo o fim-de-semana - mas sem referências à Black Friday. Entre 23 e 25 de novembro a retalhista oferece 20% de desconto em todas as compras. A nuance é que o desconto é só para usar mais tarde...em novas compras. É um desconto em talão. O valor terá de ser gasto nos 30 dias seguintes, a partir da próxima segunda-feira.

Mais estendida no tempo, a Radio Popular tem mantido em vigor a campanha Preços de Amigo<http://www.radiopopular.pt/campanhas/2012/RP26/> que oferece descontos a uma seleção de produtos em catálogo, onde a área da eletrónica está bem representada. No continente a campanha, iniciada a 12 de novembro, termina no dia 25. Nas ilhas estende-se até 2 de dezembro.

Nas restantes lojas de eletrónica não encontrámos promoções específicas para o fim-de-semana. Já dominam as campanhas de Natal.

Claro que pode também aproveitar a ocasião para tirar partido das promoções internacionais em sites que estão disponíveis a partir de Portugal, como o site da Amazon<http://www.amazon.com>. Na homepage do site já está a ligação para a zona de descontos, que se prolongam por uma semana.



Fonte: TEK
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20121123/cca18f77/attachment.htm


Mais informações acerca da lista CLUSTER