Re: ARLA/CLUSTER: Loja Mauser a contribuir para a nossa desgraça

Hugo Barata ct2hmx gmail.com
Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2012 - 12:26:45 WET

Para quem não sabe eu já tive uns modems emprestados dessa marca que consta
no link e fiz alguns testes.

Estes metem um ruído na onda curta mais grave que os corinexs ou os
comtrend.

O som assemelhasse a ruído de estática que tem uma tonalidade mais grave e
que facilmente se pode confundir como estática ou ruído de banda semelhante
ao ruído nos 80m e 40m, ruído este semelhante aos criados pelas lâmpadas de
vapor de sódio, balastros avariados ou com falta de blindagem.

Os seus efeitos são os mesmos pois temos portadoras com roncos mais graves
em toda a banda de HF apartir dos 3Mhz até aos 30Mhz, os que cá tive não
tinham filtros notch ligados pelo que na onda curta era sempre a abrir em
toda a banda.

Suspeitem de "ruído de banda constante em todas as bandas seja dia, tarde
ou noite com o mesmo sinal" pois estes tem fato de camuflagem que
facilmente podem enganar a malta da radio atribuindo o ruído de banda a
outros factores desconhecidos quando são PLC broadband power line.

O som não é tão irritante como nos corinex,comtrend entre outros mas o
resultado acaba por ser o mesmo, pois impossibilitam a escuta nas nossas
bandas e noutras quando estamos perto deles e por muito que tenhamos um
radio que tira todos os ruídos e barulhos aquilo na realidade gera
portadoras e não ruídos,são portadoras moduladas em OFDM a 9Khz de
espaçamento.

73 de Hugo Barata CT2HMX

PLC: O Fim da Onda Curta??