ARLA/CLUSTER: O IMPRESSIONANTE modo JT9 consegue descodificar sinais a -40dB.

Quinta-Feira, 22 de Novembro de 2012 - 11:08:38 WET

Bom dia.

Este modo (JT65) é muito limitativo no QSO. Temos aqui ao lado o modo
digital criado por um colega espanhol, o* ROS*, que alem de se conseguir
descodificar a (SNR)-35dB, tem uma interface espectacular,  protecção para
estacionárias e pode ser operada remotamente, tal e qual como o Radio Ham
Deluxe, entre muitas outras coisas, como potência automática em função do
sinal (recebido do outro lado). O QSO não é imposto como no JT65, ou seja,
o texto é livre. Tambem tem ainda um modo superlento, que é próprio para
EME também, e outro para beacon, semelhante ao WSPR, e ainda notificações
de reporth directo por email, tem a ferramenta de previsão VOACAP
disponivel para propagação, ligação á ferramenta de spoting psk reporter, e
QSL automática para vários servidores( EQSL, etc)

Infelizmente a ARLL, declarou este modo proibido nos USA, porque foi
considerado"spread spectrum", mas também assim é o Olivia, Domino-Ex e o
próprio JT65 deveriam ser declarados proibidos.( alguns vertentes destes
modos ocupam também mais de 2000 hz)

Americaniçes, se este modo tivesse sido criado nos USA decerto que já não
seria proibido.

De relembrar que o PSK31, só descodifica a um máximo de (SNR)-10dB

Este software e este modo digital é mesmo muito bom, com muitos poucos
utilizadores Portugueses. Recomendo vivamente, está repleto de
funcionalidades úteis, alem de ser excelente para QRP. Já o vi descodificar
QSO a mais de 12.000 km bem por baixo de RTTY decerto com mais de 1kw...

Convém é ler bem o manual em PDF antes de utilizar!

73, CR7AEL