ARLA/CLUSTER: História recente do relacionamento da PC/ANPC com os radioamadores

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quinta-Feira, 31 de Maio de 2012 - 11:07:12 WEST


Bom Dia Paulo, CT1EWA

Isto é o que eu chamo de uma importantíssima mensagem para memoria futura e mais um excelente contributo que acabas de prestar a toda a comunidade, diria mesmo, acabas de realizar um elevado serviço publico à Nação, PARABÉNS.

João Costa (CT1FBF)
De: cluster-bounces  radio-amador.net [mailto:cluster-bounces  radio-amador.net] Em nome de ct1ewa
Enviada: quinta-feira, 31 de Maio de 2012 01:24
Para: 'Resumo Noticioso ARLA/CLUSTER'
Assunto: RE: ARLA/CLUSTER: Sismo em Italia - NÃO UTILIZE OS 7060 kHz

Boa noite colegas.

Contrariando aquilo que já por um sem número de vezes prometi a mim próprio e a alguns colegas mais próximos, permitam-me partilhar parcialmente a minha opinião, fundamentada por 13 anos de relacionamento (ou não) com a Protecção Civil e posteriormente com a ANPC- Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Há uns dias, fui emotivo, talvez agressivo, talvez mesmo indelicado ao responder à opinião de um colega que provavelmente desconhecendo pormenores e factos muito importantes da história recente do relacionamento da PC/ANPC com os radioamadores, duvidava da disponibilidade e  voluntariado dos amadores de rádio, para a causa da Protecção Civil
Cabe-me esclarecer que "a água ferve" não devido aos radioamadores ou ao colega que escreveu o artigo, mas sim  à ANPC e ao envolvimento do suposto relacionamento desta autoridade com os radioamadores.
De imediato me recordo de alguns "figurões" que teimam em deambular pelos corredores de Carnaxide e que sabe-se lá porquê, conseguem pura e simplesmente esquecer o que assumiram com os radioamadores.
Estas mesmas figuras "sinistras", servem-se da comunicação social, ávida de notícias "sensacionalistas" que nem sequer investigam, para em determinados "momentos cirúrgicos" justificar com os radiamadores  opções que tomam.
Queiram os colegas, fazer uma avaliação de 2 ou 3 situações que suportam o que refiro:
Quem não se lembra da "histórica " insistência do Jornal DN (Diário de Notícias), em enxovalhar os radioamadores e da pseudo jornalista Paula Carmo em 16 de Agosto de 2006? http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=644685
Claramente a notícia "encomendada", em que se apelidavam os radioamadores de criminosos, terroristas..... mas que serviu para justificar a "acelerada" opção da ANPC e do Governo uns dias depois, pela  proposta de fornecimento do SIRESP/TETRA a uma uma empresa do Grupo Luso-negócios/BPN por um valor 5 vezes mais alto do que a melhor proposta e tecnicamente mais correcta. http://www.publico.pt/Sociedade/estado-gastou-485-milhoes-em-negocio-que-valia-um-quinto-1330851
O próprio DN não soube como engolir "o sapo": http://www.dn.pt/inicio/interior.aspx?content_id=645510 , anotem o embaraço e a "fuga para a frente do Director" do DN no mail de resposta a uma carta de protesto em relação ao artigo http://www.amrad.pt/ficheiros/doc/aral.pdf
Quem não se lembra que em 2004, a ANPC organizou um Seminário de Comunicações de Emergência por Radioamadores (http://www.radioamadores.net/files/snbpc_programa.pdf.)
Por essa época era vice-presidente da ANPC o Sr. Dr.Manuel João Ribeiro, que na sua qualidade instituicional, falou para os presentes no congresso elogiando os radioamadores, as suas competências técnicas, a sua multi-disciplinaridade ao nível das comunicações de rádio e capacidades operacionais.
Leiam os colegas a menção que o CT1BPT,  o incansável Silvio Leiria, faz ao Seminário e às conclusões comuns (ANPC/Radioamadores)  e em especial a menção que faz ao Dr. Manuel João Ribeiro em  http://www.radioamadores.net/files/prot_civil_rad_ct1bpt.pdf  mesmo no final do artigo ( enganou muito bem este Dr.João Ribeiro).
Uns meses depois, já na qualidade de Presidente da ANPC o sr. Dr.Manuel João Ribeiro foi a um programa da RTP1, o "Prós e contras"em que entre outros se falou nas dificuldades em comunicar nos teatros de operações de socorro.
Quando a pivot do programa, a jornalista Fátima Campos Ferreira, o questionou sobre o facto de a  ANPC não recorrer nessas situações ao radioamadores, o Sr. Presidente da ANPC Dr.Manuel João Ribeiro, a mesma pessoa que uns meses antes enaltecia e conhecia as capacidades dos radioamadores, respondeu taxativamente: " os radioamadores são para quando falta a luz!"
Os colegas talvez desconheçam mas, em 2004 a ANPC sabe-se lá porquê (???!!!) na assinatura do protocolo com as associações de radioamadores para além dos equipamentos que ofereceu às associações, adquiriu equipamentos de comunicações de radioamadores para instalar nos CDOS - Centros de Operações de Socorro Distritais.
Acredito que muitos deles continuam na prateleira sem terem sido ainda instalados.
Na minha zona geográfica só foram instalados definitivamente passados uns 5 ou 6 anos depois de alguma polémica, envolvendo-me  com o Comandante Operacional Nacional e o responsável pela área das comunicações da ANPC.
Verdade seja dita que nunca os vi instalados, ou a funcionar pois desde o fim do Euro 2004 que mais ninguém do CDOS de Leiria nos contactou, ignorando  nossas tentativas de "aproximação"!...
O mais grave disto é que quando adquiriram estes equipamentos de comunicações para radioamadores, existiam muitos veículos dos Bombeiros que não possuíam rádios de Banda Alta para as comunicações nos teatros operacionais.
Poderia estar horas a dar a conhecer e a recordar os factos e actos que marcaram negativamente os 13 anos de relacionamento entre a ANPC e os radioamadores, mas ele são tantos e  equitativamente de tão mau gosto por parte de alguns responsáveis da ANPC...
Os radioamadores e dirigentes associativos investiram muito do seu tempo e do seu dinheiro para acorrerem às solicitações inócuas, traiçoeiras e  de má vontade,  que a ANPC fazia às Associações de Radioamadores, para satisfazer a agenda e interesses da ANPC e de uns quantos tecnocratas...que quanto mais propuseram e prometeram, mais falharam!
Saibam os colegas, que os Radioamadores e as Associações de Radioamadores, prepararam e apresentaram projectos Distritais e Municipais para as comunicações de emergência, bolsas de voluntários, investiram em equipamentos e meios para disponibilizar à ANPC e salvo algumas excepções locais, foram unilateralmente esquecidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, pelos seus comandantes distritais e responsáveis municipais.
Verdade seja dita que desde 1999, só existiram 3 pessoas que objectivamente reconheceram e reconhecem a mais valia que os radioamadores poderão trazer em determinadas situações, às comunicações nas operações de socorro e auxílio, mas muito "aceleradamente" saíram da ANPC.
Foram eles:
- Capitão e Engº Helder Santos
- Tenente Coronel Joaquim Leitão
- Major General- Paiva Monteiro
Os outros, "visionários" que não conseguem aceitar ou observar uma mais valia para as comunicações de emergência e socorro por parte dos radioamadores, continuam faustosamente por lá.
Concluindo para terminar este longo texto, tenho a certeza de que:

·       os radioamadores estão e estarão sempre disponíveis e preparados para repor uma rede alternativa de comunicações de emergência

·       que se uma catástrofe existir não é o Siresp/Treta que vai subsistir a esta, o colapso é evidente,  mas os radioamadores saberão com os seus meios repor o que sistema de comunicações de emergência não será capaz de manter

·       no cenário de uma catástrofe não há planeamento que resista à destruição e ao caos gerado.

·       sobre comunicações de emergência por radioamadores não há nenhuma suspeição ou ónus de culpa para as Associações de Radioamadores ou radioamadores.

·
Afinal nós somos radioamadores, preparados para enfrentar o desconhecido e encontrar soluções, adquirindo conhecimento com a nossa actividade, com o nosso hobby,  sempre humildes e disponíveis....os profissionais são eles e forçam-se por criar um cenário irreal em que sabem e controlam tudo.
...continuemos a ser radioamadores que "estamos" muito bem.
73's
Paulo Nuno Santos
CT1EWA - Paulo Nuno F.R.Santos
EPC#5619 * 30MDG#1693  * DMC#3521  * 070#1457
ARAL#37 * REP#995 * CTQRP#053
Apartado415 *2430-905 Marinha Grande * Portugal

-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://radio-amador.net/pipermail/cluster/attachments/20120531/3d96cbe6/attachment.html


Mais informações acerca da lista CLUSTER