Re: ARLA/CLUSTER: Re: Sismo em Italia - NÃO UTILIZE OS 7060 kHz

AV radiophilo gmail.com
Quarta-Feira, 30 de Maio de 2012 - 18:54:57 WEST

João,

Expliquei-me mal.
Não quero, nem de longe, ridicularizar o Cluster ou a transmissão desta
informação.
Apenas realçar que o uso de frequências de uso universal para fins de
emergência, sem o correspondente suporte legal é ridículo e coisa de
amadores.
O que impede qualquer radioamador em qualquer parte do mundo, de iniciar
QSOs nessas frequências e dessa forma, mesmo indavertidamente, interferir
ou pelo menos dificultar o trabalho aos nossos colegas italianos?
Que raio de sistema de emergência se apoia em estruturas paralelas, sob as
quais não tem nenhum controle, para procurar garantir a disponibilidade e a
eficácia de meios?
Coitadas das vítimas deste caso, pelo menos as que estejam a ser ajudadas
pelos radioamadores, e ainda bem que existe o ARLA/CLUSTER pois assim
contribuimos para que umas centenas largas de amadores evitem usar essa
frequência. Coisa esta que seria inteiramente desnecessária se as
comunicações fossem asseguradas por profissionais usando frequências
dedicadas, claro.

73,
António Vilela
CT1JHQ