ARLA/CLUSTER: Evento Especial OAL: O trânsito de Vénus de 2012

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 29 de Maio de 2012 - 16:47:25 WEST


No dia 5-6 de Junho de 2012 ocorrerá o trânsito de Vénus, um fenómeno raro e que só se repetirá em 11 de Dezembro de 2117. Esta será a última ocasião do século, e a da vasta maioria dos seres humanos vivos atualmente, em que se poderá observar a passagem do planeta Vénus à frente do Sol.

Embora este acontecimento não seja visível em Portugal, pois ocorre na madrugada de dia 6 quando o Sol ainda se encontra abaixo do horizonte, o OAL/CAAUL vai promover uma série de atividades e iniciativas na semana em que ocorre o fenómeno. 

No dia 5-6 de Junho o OAL e CAAUL terão disponíveis nas suas páginas de internet ligações para a vídeo-difusão em direto do evento, realizadas por equipas de astrónomos em vários locais do mundo que farão a observação do trânsito.

No dia 8 de Junho de 2012, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) em conjunto com o Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL), terá as portas abertas, com entrada livre, para mais uma ação pública de observação do céu.

A atividade de dia 8 de Junho começará com um ciclo de palestras proferidas por investigadores do CAAUL que terá início às 21h00:
- "Vénus: um mundo de extremos", David Luz (CAAUL) 

- "Os trânsitos de Vénus através da história", David Berry (CAAUL e Universidade de Évora)

- "Observações do trânsito de Vénus de 2012 em Udaipur, Índia" , Pedro Machado (CAAUL).

Pedro Machado e João Retrê, investigadores do CAAUL que integram uma das nove equipas da expedição científica internacional para a observação do trânsito, estarão presentes para revelar, em primeira mão, os resultados. 

Em paralelo com as palestras, serão realizadas observações do céu noturno com telescópios.  

Neste dia o OAL terá telescópios seus nas observações e, além disso, convida e encoraja os participantes que possuam equipamentos de observação (binóculos, lunetas, telescópios) a trazê-los e utilizá-los. A equipa do OAL auxiliará o público nesta atividade dentro das suas possibilidades.

Quem quiser instalar os seus próprios aparelhos poderá fazê-lo a partir das 19:00. Como o espaço disponível é limitado, caso esteja interessado em trazer o seu equipamento, envie um email para noitesoal  oal.ul.pt. Haverá tomadas elétricas no recinto, contudo, deverão trazer os seus cabos de ligação.


Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.


ATENÇÃO: Embora a atividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

________________________________________________________________
               Observatório Astronómico de Lisboa
   Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
         Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa




Mais informações acerca da lista CLUSTER