________________________________
 De: CT1GZB - José Luís Proença <ct1gzb  netcabo.pt>
Para: cluster  radio-amador.net
Enviadas: Quinta-feira, 24 de Maio de 2012 12:04
Assunto: ARLA/CLUSTER: Foi à 128 anos

Foi à 128
anos.
A primeira linha telegráfica foi construída entre as
cidades de Washington a Baltimore, nos Estados Unidos da América e, em 24 de
maio de 1884, Samuel Finley Breese Morse, no seu alfabético telegráfico,
transmitiu a primeira mensagem:

"What hath God wrought!" (O que Deus tem
feito!).

O operador, em
Baltimore, repetiu-as imediata e perfeitamente.
Em Washignton, o extremo da linha fora
colocado na sala do Supremo Tribunal, no Capitólio. Uma placa apropriada, do
lado externo da porta, identifica o aposento com a cena do triunfo de Morse no
dia 24 de maio de 1884.

invenção do telégrafo eléctrico representou, sem dúvida, um grande passo na
história das comunicações.

De
imediato, o manipulador de morse tornou-se um símbolo mundial de uma época que
encurtava as grandes distâncias.
Fonte:
Internet