CT1EEW-CT01110

From:  Carlos Mourato <radiofarol  gmail.com>
Date:  Quinta-feira, 17 de Maio de 2012 11:03
To:  ct-comunicacoes-e-tecnologias
<ct-comunicacoes-e-tecnologias  googlegroups.com>, Resumo Noticioso
Electrónico ARLA <Cluster  radio-amador.net>
Subject:  ARLA/CLUSTER: FT1000MPMKV FIELD display

Bom dia rapaziada.
Como sabem os possuidores do YAESU FT1000 MP e superiores até ao MKV, a
maioria destes equipamentos tem um problema de atraso na iluminação do
display. Nestes radios  o display utiliza uma lampada flourescente de cátodo
frio (CFL TUBE) do tipo das que são utilizadas nos displays dos computadores
e TVs. No caso das séries  FT1000 a lâmpada CFL é alimentada com uma tensão
da ordem dos 800V. Esta tensão é produzida por um conversor que está alojado
junto ao circuito impresso do display. Alem dos problemas de arranque da
lampada, é ainda gerado QRM, quer através da descarga na lâmpada quer no
conversor, que podem aumentar o ruido de fundo do RX.
Então mandei vir uma barra de 90 LEDs para colocar em vez da CFL ...Vou
"estripar" o display do meu FT1000MPMKV, (aiii...Até me arrepio só de
pensar) e substituir a lampada flourescente de catodo frio (CFL tube) por
uma a LEDs. É que já estou farto de andar às voltas com o gerador de alta
tensão e com as "YAESU MODS" a tentar resolver o problema do delay do
display, e nada resulta. Por vezes já estou a fazer QSOs e o display ainda
está apagado. Com o tempo frio chega a demorar um minuto a ficar visivel!.
Alem disso o CFL provoca QRM. Basta aproximar ao display um musiqueiro
portátil com ondas curtas e ver logo o ruido que faz. Com os LEDs isso
desaparece, contribuindo assim para o abaixamento do ruido de fundo.
Desta vez vai um upgrade para LEDs para ver se resulta. Depois dou novidades
sobre a modificação, se resulta ou se mando o FT1000 para o lixo.

http://www.mattesini.com/yaesu/installation/install_lightbar.html

 Warning
Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line.

Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para transmitir
dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line" causa fortes
power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize tecnologia de redes
sem fio, denominadas wireless.