ARLA/CLUSTER: FT1000MPMKV FIELD display

Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Bom dia rapaziada.
Como sabem os possuidores do YAESU FT1000 MP e superiores até ao MKV, a
maioria destes equipamentos tem um problema de atraso na iluminação do
display. Nestes radios  o display utiliza uma lampada flourescente de
cátodo frio (CFL TUBE) do tipo das que são utilizadas nos displays dos
computadores e TVs. No caso das séries  FT1000 a lâmpada CFL é alimentada
com uma tensão da ordem dos 800V. Esta tensão é produzida por um conversor
que está alojado junto ao circuito impresso do display. Alem dos problemas
de arranque da lampada, é ainda gerado QRM, quer através da descarga na
lâmpada quer no conversor, que podem aumentar o ruido de fundo do RX.
Então mandei vir uma barra de 90 LEDs para colocar em vez da CFL ...Vou
"estripar" o display do meu FT1000MPMKV, (aiii...Até me arrepio só de
pensar) e substituir a lampada flourescente de catodo frio (CFL tube) por
uma a LEDs. É que já estou farto de andar às voltas com o gerador de alta
tensão e com as "YAESU MODS" a tentar resolver o problema do delay do
display, e nada resulta. Por vezes já estou a fazer QSOs e o display ainda
está apagado. Com o tempo frio chega a demorar um minuto a ficar visivel!.
Alem disso o CFL provoca QRM. Basta aproximar ao display um musiqueiro
portátil com ondas curtas e ver logo o ruido que faz. Com os LEDs isso
desaparece, contribuindo assim para o abaixamento do ruido de fundo.
Desta vez vai um upgrade para LEDs para ver se resulta. Depois dou
novidades sobre a modificação, se resulta ou se mando o FT1000 para o lixo.

http://www.mattesini.com/yaesu/installation/install_lightbar.html

*Best 73 from: regards from: CT4RK Carlos Mourato - Sines - Portugal*

 *Warning*
*Save the Radio Spectrum! Eliminate Broadband over Power Line. *
*
*
*Salve o espectro electromagnético!. Não use a rede electrica para
transmitir dados. Os "homeplugs power line" e a tecnologia "power line"
à tecnologia power line. Proteja o ambiente electromagnético. Utilize
tecnologia de redes sem fio, denominadas wireless.*