ARLA/CLUSTER: Off Topic] Noites no Observatório 26 de Maio

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Segunda-Feira, 14 de Maio de 2012 - 16:45:22 WEST


No próximo dia 26 de Maio de 2012, o Observatório Astronómico de Lisboa realizará mais uma sessão de as "Noites no Observatório".

Esta iniciativa, de frequência mensal, decorrerá ao longo do ano de 2012 e tem como primo objectivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX. 

Em cada sessão de "Noites no Observatório" realizar-se-ão:
- Visita guiada ao edifício museológico do Observatório 
- Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão) 
- Observações com telescópio 

As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas. 

Independentemente destas, a palestra e visita serão sempre realizadas e têm cada uma, respectivamente, uma duração aproximada de 60 minutos. A sessão de dia 26 de Maio terá início às 20:15 com a visita guiada ao OAL, seguida da palestra às 21:30. 

A palestra estará subordinada ao tema "Como Viajar pelo Sistema Solar: ir tomar a bica a Marte?", proferida por Prof. Doutor Rui Agostinho. 

 ------------------------------------------------------------------------------- 
Como Viajar pelo Sistema Solar: ir tomar a bica a Marte?

O lançamento de foguetões requer o cálculo de muitos parâmetros para que a órbita leve o satélite ao destino pretendido. Serão discutidas de uma forma simplificada, as escolhas das órbitas e dos parâmetros necessários (velocidade, massa, etc), para se conseguir enviar uma nave até outro planeta.
Pelo caminho abordar-se-ão os problemas da sustentabilidade da vida humana numa nave em viagens de curta e longa duração, assim como a permanência de pessoas em Marte por longos períodos de vários meses. 
Será debatida a física e tecnologia necessárias a coisas "simples" como os veículos pessoais de manobras no espaço (usados pela NASA) e concluir-se-á com diversos aspectos interessantíssimos das naves que surgem nos filmes de Hollywood, que preenchem o nosso imaginário afectivo. 
 ------------------------------------------------------------------------------- 

Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior. 

O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.  

ATENÇÃO: Embora a actividade seja gratuita, é possível que o Instituto Superior de Agronomia cobre uma taxa de acesso aos veículos automóveis (1,5 eur). O acesso ao OAL faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia. 

ATENÇÃO: Devido à crescente procura das nossas actividades e ao facto de existirem desistências sem aviso prévio, será solicitada por email a confirmação das inscrições. A ausência de resposta (48 horas após a recepção do pedido de confirmação) será tomada como uma desistência, sendo cancelada a inscrição. Por este motivo solicitamos que esteja atento à sua caixa de correio electrónico no início da semana de 21 de Maio, ou antes, caso o número de vagas seja preenchido na totalidade até à data referida. 

A inscrição é efectuada online na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0 

Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página:
http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul 

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

________________________________________________________________
               Observatório Astronómico de Lisboa
   Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
         Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa




Mais informações acerca da lista CLUSTER